Análise multimodal – estudo dos recursos semióticos em textos de livro didático do 7º ano sob a perspectiva Sistêmico-Funcional

Autores

  • Jeniffer Streb da Silva Centro Universitário Franciscano - UNIFRA.
  • Noara Bolzan Martins Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL30-v11n3a2017-28

Palavras-chave:

Metafunção Representacional, Metafunção Ideacional, Relação Intersemiótica, Livro Didático, Língua Portuguesa

Resumo

O nosso objetivo com este estudo é analisar a relação intersemiótica de texto multimodal, em uma seção de leitura de um livro didático de Língua Portuguesa do 7º ano. Esta análise foi realizada através das categorias que constituem a metafunção ideacional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) e representacional (KRESS; van LEEUWEN, 2006) e por meio do estudo das categorias de status (MARTINEC; SALWAY, 2005). Percebemos que um texto pode ser carregado de elementos verbais e visuais, e cada modalidade interfere na outra no sentido de manter/reforçar ou gerar determinados sentidos. Precisamos entender que ambas as modalidades são elementos inerentes um ao outro.

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Biografia do Autor

Jeniffer Streb da Silva, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA.

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA.

Noara Bolzan Martins, Centro Universitário Franciscano

Licenciada em Letras Português e Inglês e respectivas Literaturas pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (Santa Maria/ RS). Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos Linguísticos, da Universidade Federal de Santa Maria.

Atualmente é professora e pesquisadora do Centro Universitário Franciscano pelo curso de Letras.

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Publicado

01-10-2017

Como Citar

DA SILVA, J. S.; MARTINS, N. B. Análise multimodal – estudo dos recursos semióticos em textos de livro didático do 7º ano sob a perspectiva Sistêmico-Funcional. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 1045–1074, 2017. DOI: 10.14393/DL30-v11n3a2017-28. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/37293. Acesso em: 21 maio. 2022.