Os gêneros digitais no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-8Palavras-chave:
Linguística Aplicada, Letramento digital, Ensino de Língua Portuguesa.Resumo
Esta pesquisa tem como objeto de estudo os gêneros textuais digitais no livro didático, com o objetivo de analisar o tratamento dos gêneros digitais em livros didáticos de Língua Portuguesa destinados ao Ensino Médio, pautada em descrições das atividades didáticas propostas pelos LD. Quanto à abordagem é uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva interpretativa, pautada na revisão documental, em que foram analisados três volumes destinados ao ensino médio da coleção: "Português-Ser protagonista" (2010), com base nas categorias: organização da obra, espaço destinado à temática em questão, gêneros digitais presentes no livro didático e forma de apresentação dos gêneros. Os resultados descrevem o tratamento superficial e incipiente dado aos gêneros digitais no livro didático de Língua Portuguesa, que funcionam na maior parte dos casos como suporte para outros gêneros.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.