Os gêneros digitais no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio

Autores

  • Ananda Veloso Amorim Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-8

Palavras-chave:

Linguística Aplicada, Letramento digital, Ensino de Língua Portuguesa.

Resumo

Esta pesquisa tem como objeto de estudo os gêneros textuais digitais no livro didático, com o objetivo de analisar o tratamento dos gêneros digitais em livros didáticos de Língua Portuguesa destinados ao Ensino Médio, pautada em descrições das atividades didáticas propostas pelos LD. Quanto à abordagem é uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva interpretativa, pautada na revisão documental, em que foram analisados três volumes destinados ao ensino médio da coleção: "Português-Ser protagonista" (2010), com base nas categorias: organização da obra, espaço destinado à temática em questão, gêneros digitais presentes no livro didático e forma de apresentação dos gêneros. Os resultados descrevem o tratamento superficial e incipiente dado aos gêneros digitais no livro didático de Língua Portuguesa, que funcionam na maior parte dos casos como suporte para outros gêneros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-06-2014

Como Citar

OLIVEIRA, A. V. A. Os gêneros digitais no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 108–128, 2014. DOI: 10.14393/DL15-v8n1a2014-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24242. Acesso em: 28 maio. 2022.