Os gêneros digitais no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio

Autores/as

  • Ananda Veloso Amorim Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-8

Palabras clave:

Linguística Aplicada, Letramento digital, Ensino de Língua Portuguesa.

Resumen

Esta pesquisa tem como objeto de estudo os gêneros textuais digitais no livro didático, com o objetivo de analisar o tratamento dos gêneros digitais em livros didáticos de Língua Portuguesa destinados ao Ensino Médio, pautada em descrições das atividades didáticas propostas pelos LD. Quanto à abordagem é uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva interpretativa, pautada na revisão documental, em que foram analisados três volumes destinados ao ensino médio da coleção: "Português-Ser protagonista" (2010), com base nas categorias: organização da obra, espaço destinado à temática em questão, gêneros digitais presentes no livro didático e forma de apresentação dos gêneros. Os resultados descrevem o tratamento superficial e incipiente dado aos gêneros digitais no livro didático de Língua Portuguesa, que funcionam na maior parte dos casos como suporte para outros gêneros.

Descargas

Publicado

2014-06-29

Cómo citar

OLIVEIRA, Ananda Veloso Amorim. Os gêneros digitais no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 8, n. 1, p. 108–128, 2014. DOI: 10.14393/DL15-v8n1a2014-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24242. Acesso em: 14 jul. 2025.