A escrita colaborativa e as novas tecnologias: relato de experiência

Autores

  • Sandro Luis Silva Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL13-v7n1a2013-13

Palavras-chave:

gênero textual, office 2007, produção textual

Resumo

Este texto trata da prática de produção textual do gênero artigo de opinião, na disciplina Comunicação e Expressão em um curso de formação inicial do tecnólogo. O objeto de análise são textos produzidos por alunos do segundo semestre do curso de Tecnologia em Análise de Sistema e Tecnologia da Informação em uma universidade pública no interior do Estado de São Paulo. O gênero escolhido para o desenvolvimento da atividade foi o artigo de opinião. Procurou-se associar a escrita de texto aos recursos da tecnologia, em especial os contidos no link "revisão" do Office 2007: "novo comentário" e "controlar alterações". A análise da atividade pautou-se, sobretudo, nos estudos de Schneuwly & Dolz (2004) e Dionísio, Machado & Bezerra (2005) e Garcia (2001), quanto ao gênero textual e no trabalho com novas tecnologias desenvolvido por Araújo & Biasi Rodrigues (2005), Ribeiro (2012) e Pinheiro (2012). Constatou-se que a utilização dessas ferramentas permite uma dialogicidade entre os pares na sala de aula, caracterizando um trabalho colaborativo em relação à produção textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sandro Luis Silva, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Língua Portuguesa pela PUC/SP e professor adjunto de língua portuguesa e ensino na Universidade Federal de São Paulo

Downloads

Publicado

30.06.2013

Como Citar

SILVA, S. L. A escrita colaborativa e as novas tecnologias: relato de experiência. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 7, n. 1, p. 245–262, 2013. DOI: 10.14393/DL13-v7n1a2013-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21756. Acesso em: 22 jul. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.