O jornalismo da "Folha de São Paulo" na era da publicidade: a realização do discurso "publijornalístico"

Autores

  • Emerson Ike Coan Fundação Cásper Líbero (FCSCL)

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL12-v6n1a2012-7

Palavras-chave:

Sociossemiótica da cultura, Discurso jornalístico, Discurso publicitário, Discurso "publijornalístico", Folha de São Paulo

Resumo

O objetivo deste artigo é expor o emprego de técnicas de persuasão da publicidade em textos de estruturação jornalística no jornal "Folha de São Paulo", como realização do discurso "publijornalístico". Combina-se o referencial teórico da Sociossemiótica da Cultura com uma postura crítica a partir da análise de determinadas situações que exprimem algumas das formas de interferência da publicidade no jornalismo expostas no livro O jornalismo na era da publicidade de Leandro Marshall.

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Biografia do Autor

Emerson Ike Coan, Fundação Cásper Líbero (FCSCL)

Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (FCSCL), na qual é Membro do Grupo de Pesquisa "Comunicação e Sociedade do Espetáculo". Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

29.06.2012

Como Citar

IKE COAN, E. O jornalismo da "Folha de São Paulo" na era da publicidade: a realização do discurso "publijornalístico". Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 6, n. 1, p. 130–147, 2012. DOI: 10.14393/DL12-v6n1a2012-7. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/14485. Acesso em: 25 nov. 2024.