O jornalismo da "Folha de São Paulo" na era da publicidade: a realização do discurso "publijornalístico"

Autores

  • Emerson Ike Coan Fundação Cásper Líbero (FCSCL)

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL12-v6n1a2012-7

Palavras-chave:

Sociossemiótica da cultura, Discurso jornalístico, Discurso publicitário, Discurso "publijornalístico", Folha de São Paulo

Resumo

O objetivo deste artigo é expor o emprego de técnicas de persuasão da publicidade em textos de estruturação jornalística no jornal "Folha de São Paulo", como realização do discurso "publijornalístico". Combina-se o referencial teórico da Sociossemiótica da Cultura com uma postura crítica a partir da análise de determinadas situações que exprimem algumas das formas de interferência da publicidade no jornalismo expostas no livro O jornalismo na era da publicidade de Leandro Marshall.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Emerson Ike Coan, Fundação Cásper Líbero (FCSCL)

Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (FCSCL), na qual é Membro do Grupo de Pesquisa "Comunicação e Sociedade do Espetáculo". Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

29.06.2012

Como Citar

IKE COAN, E. O jornalismo da "Folha de São Paulo" na era da publicidade: a realização do discurso "publijornalístico". Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 6, n. 1, p. 130–147, 2012. DOI: 10.14393/DL12-v6n1a2012-7. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/14485. Acesso em: 22 jul. 2024.