Letramentos acadêmicos em línguas adicionais para a internacionalização da educação superior da Rede Federal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-42

Palabras clave:

Letramento acadêmicos, Línguas adicionais, Internacionalização, Educação superior, Rede Federal

Resumen

A abordagem dos letramentos acadêmicos enquanto práticas de leitura e escrita nas disciplinas (Lea; Street, 1998) proporciona uma visão do contexto acadêmico à luz de questões sociais, de identidade, poder, autoria etc. Soma-se a essa abordagem a perspectiva crítica de internacionalização da educação superior que compreende esse conceito como um processo planejado, inclusivo e transformador (De Wit; Hunter; Coelen, 2015; Hunter et al., 2022). Neste estudo, examinamos os letramentos acadêmicos (LACs) em línguas adicionais com vistas à internacionalização da educação superior no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para tanto, analisamos os discursos de servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) gerados por meio de questionários semiestruturados. Os resultados revelaram que, por meio da indicação de práticas, gêneros, situações e ações, os LACs em línguas adicionais têm sido limitados quanto ao uso na instituição. Como consequência, a internacionalização da educação parece não ter sido promovida e reconhecida através dessas práticas. Com base nisso, pretendemos sensibilizar a comunidade acadêmica, a começar pelos servidores, acerca das potencialidades e dos desafios do uso dos LACs em línguas adicionais para a internacionalização da educação superior no contexto da Rede Federal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Fernanda Lopes Silva Ziegler, UFSM

Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar).

Citas

ALTBACH, P.; KNIGHT, J. The internationalization of higher education. Journal of Studies in International Education, v. 11, n. 3/4, p. 290-305, 2007. DOI https://doi.org/10.1177/1028315307303542

AMORIM, G. B.; FINARDI, K. R. Internacionalização do ensino superior e línguas estrangeiras: evidências de um estudo de caso nos níveis micro, meso e macro. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 22, n. 03, p. 614-632, 2017. DOI https://doi.org/10.1590/s1414-40772017000300003

BAUMVOL, L. K.; SARMENTO, S. A Internacionalização em Casa e o uso de Inglês como Meio de Instrução. Echoes, Florianópolis, p. 65-82, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/313794754_Internationalization_at_Home_and_the_use_of_English_as_a_Medium_of_Instruction_Internacionalizacao_em_Casa_e_o_uso_de_Ingles_como_meio_de_Instrucao.

BRASIL. Ministério da Educação. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Apresentação. Brasília: Rede Federal, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

CRISTOVÃO, V. L. L.; VIEIRA, I. R. Letramentos em língua portuguesa e inglesa na educação superior brasileira: marcos e perspectivas. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 69, n. 3, p. 209-221, 2016. DOI https://doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n3p209

CRISTOVÃO, V. L. L.; VIGNOLI, J. C. S.; FERRARINI-BIGARELI, M. A.; RETORTA, M. S. ‘Integrated Laboratory of Scientific-academic Literacies - LILA’: facing challenges in language education. Letras, Santa Maria, Especial, n. 03, p. 379-400, 2020. DOI https://doi.org/10.5902/2176148553338

DE WIT, H.; HUNTER, F.; COELEN, R. J. Internationalisation of higher education in Europe: Future directions. In: DE WIT, H.; HUNTER, F.; HOWARD, L.; EGRON-POLAK, E. (org.). Internationalisation of higher education. Bruxelas: European Union, 2015. p. 273-288. DOI https://doi.org/10.6017/ihe.2015.83.9073

FAIRCLOUGH, N. Critical and descriptive goals in discourse analysis. Journal of Pragmatics, v. 9, p. 739-763, 1985. DOI https://doi.org/10.1016/0378-2166(85)90002-5

FAIRCLOUGH, N. Critical discourse analysis as method in scientific research. In: WODAK, R.; MEYER, M. (org.). Methods of critical discourse analysis. Londres: Sage, 2001. p. 121-138. DOI https://doi.org/10.4135/9780857028020.n6

GUIMARÃES, R. M.; SILVA, K. A. da. Políticas linguísticas para a internacionalização da educação: um olhar decolonial a partir dos institutos federais. Revista Linguagem em Foco, v. 14, n. 1, p. 33-56, 2022. DOI https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-8529

HENDGES, G. R. Núcleo de Estudos sobre Letramentos Acadêmicos (NELA). Projeto de Pesquisa GAP/CAL n. 056218, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2021.

HILSDON, J.; MALONE, C.; SYSKA, A. Academic literacies twenty years on: a community-sourced literature review. Journal of Learning Development in Higher Education, n. 15, 2019. DOI https://doi.org/10.47408/jldhe.v0i15.567

HUNTER, F.; McALLISTER-GRANDE, B.; PROCTOR, D.; DE WIT, H. The evolving definitions of internationalization: a question of values. In: DEARDORFF, D. K.; DE WIT, H.; LEASK, B.; CHARLES, H. (org.). The handbook of international higher education. 2. ed. Virginia: Stylus Publishing, LLC, 2022. p. 53-74. DOI https://doi.org/10.4324/9781003447863-4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFAR). Resolução CONSUP n.º 009, de 26 de abril de 2019, que aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2026 do IFFar, 2019. Disponível em: https://www.iffarroupilha.edu.br/component/k2/attachments/download/16855/7caba4b6d6c7e3b0f9dfda0f3e2b7c35.

KNIGHT, J. Higher Education in Turmoil: the Changing World of Internationalization. Rotterdam: Sense Publishers, 2008. DOI https://doi.org/10.1163/9789087905224

KNIGHT, J. Internationalization remodeled: definition, approaches and rationales. Journal of Studies in Higher Education, v. 8, n. 1, p. 5-31, 2004. DOI https://doi.org/10.1177/1028315303260832

KNIGHT, J. Internationalization: Elements and checkpoints. Canadian Bureau for International Education, n. 7, p. 1-14, 1994. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED549823.pdf.

KNIGHT, J. Updated internationalization definition. International Higher Education, n. 33, p. 2-3, 2003.

LEA, M. R.; STREET, B. V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-173, 1998. DOI https://doi.org/10.1080/03075079812331380364

LEA, M. R.; STREET, B. V. The “Academic literacies” model: theory and applications. Theory Into Practice, v. 45, n. 4, p. 368-377, 2006. DOI https://doi.org/10.1207/s15430421tip4504_11

LILLIS, T.; TUCK, J. Academic literacies: A critical lens on writing and reading in the academy. In: HYLAND, K.; SHAW, P. (org.) The routledge handbook of English for academic purposes. Routledge: Routledge Handbooks, 2016. p. 30-43.

MOROSINI, M. C. NASCIMENTO, L. M. Internacionalização da Educação Superior no Brasil: a produção recente em teses e dissertações. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, p. 1-27, 2017. DOI https://doi.org/10.1590/0102-4698155071

MOTTA-ROTH, D. Análise crítica de gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem. D.E.L.T.A., v. 24, n. 2, p. 341-383, 2008. DOI https://doi.org/10.1590/S0102-44502008000200007

MOTTA-ROTH, D.; HEBERLE, V. A short cartography of genre studies in Brazil. Journal of English for Academic Purposes, v. 19, p. 22-31, 2015. DOI https://doi.org/10.1016/j.jeap.2015.05.006

MOTTA-ROTH, D.; SELBACH, H. V. Discurso e sociedade na aula de Inglês como Língua Adicional: proposta de ensino baseado em conteúdo sob a perspectiva educativa de Projetos de Trabalho. Ilha do Desterro, v. 75, n. 1, p. 65-91, 2022. DOI https://doi.org/10.5007/2175-8026.2022.e82527

RIAZI, A. M. The Routledge Encyclopedia of Research Methods in Applied Linguistics: Quantitative, qualitative, and mixed-methods research. Nova Iorque: Routledge, 2016. DOI https://doi.org/10.4324/9781315656762

RUSSELL, D. R.; LEA, M.; PARKER, J.; STREET, B.; DONAHUE, T. Exploring notions of genre in ‘academic literacies’ and ‘writing across the curriculum’: approaches across countries and contexts. In: BAZERMAN, C.; BONINI, A.; FIGUEIREDO, D. (org.) Genre in a Changing World. Perspectives on Writing. Colorado: WAC Clearinghouse/Parlor Press, 2009. p. 399-427. DOI https://doi.org/10.37514/PER-B.2009.2324.2.20

SARMENTO, S.; ABREU-E-LIMA, D. M.; MORAES FILHO, W. B. (org.) Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras: a construção de uma política linguística para a internacionalização. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.

SCHLATTER, M.; GARCEZ, P. M. Línguas adicionais (Espanhol e Inglês). In: RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico (org.). Referencial Curricular do Rio Grande do Sul – Lições do Rio Grande: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Língua Portuguesa/Língua Estrangeira. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, 2009. Disponível em: https://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/refer_curric_vol1.pdf.

SILVA, E. M. da; CASTANHEIRA, M. L. Práticas de letramento acadêmico: uma análise das condições de produção da escrita em cursos de geografia. Diálogo das Letras, v. 8, n. 3, p. 2-21, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/519.

SILVA, K. A.; XAVIER, R. P. Um panorama da internacionalização da educação superior na área do ensino de línguas adicionais e da pesquisa no Brasil. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 18, n. 1, p. 5585-5595, 2021. DOI https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e79619

STALLIVIERI, L. As dinâmicas de uma nova linguagem intercultural na mobilidade acadêmica internacional. Tese de Doutorado. 234p. Universidad del Salvador – USal. Buenos Aires, 2009.

STALLIVIERI, L.; GONÇALVES, R. B. Novas propostas pedagógicas para o desenvolvimento de disciplinas ministradas em línguas estrangeiras nas salas de aula multiculturais. Revista de Ciências da Administração, v. 17, n. 41, p. 130-142, 2015. DOI

STALLIVIERI, L.; SCHMITZ, J. C.; RITTER, J. A.; BORDIN, T. M. A internacionalização da Rede Federal de Educação Tecnológica: uma abordagem sobre a estrutura administrativa. Práticas em Gestão Pública Universitária, v. 3, n. 1, p. 58-74, 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/pgpu/article/view/17851.

STEFANI, V. C. G.; GREGOLIN, I. V. Internacionalização na Rede Federal Tecnológica: uma análise das ações previstas na política de internacionalização do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Revista Linguagem em Foco, v.14, n.1, p. 158-178, 2022. DOI https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-8365

VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. Metodologia na investigação das crenças. In: BARCELLOS, A. M. F.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes, 2006. p. 219-231.

Publicado

2024-10-01

Cómo citar

ZIEGLER, F. L. S. Letramentos acadêmicos em línguas adicionais para a internacionalização da educação superior da Rede Federal. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1842, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-42. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/74518. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Internacionalización y enseñanza de lenguas extranjeras: perspectivas plurilingües