Hashtag como elemento (des)organizador do discurso político
o caso de #quemmorreu no X-Twitter
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-11Palabras clave:
Hashtags, Algoritmo, Ideologia, Derrisão, RumorResumen
Este artigo, com base na Análise de Discurso Materialista (AD), discute o modo pelo qual as hashtags (des)organizam os discursos político-midiáticos no X-Twitter. O corpus construído para o presente gesto analítico foi elaborado em torno da hashtag #quemmorreu, desde sua enunciação primeira até suas retomadas em outras vinte e uma publicações. Alicerçado nos postulados metodológicos da AD, o estudo observou as regularidades entre as circulações da hashtag para compreender a estruturação algorítmica de seus efeitos de sentido pela forma como significa os discursos nas redes digitais. As análises levaram à compreensão de um efeito de rumor derrisório, atrelado à forma do discurso polêmico, que desestabiliza poderes políticos e midiáticos estabelecidos, reivindicando outros sentidos pela contenda ideológica algoritmicamente mediada pela disputa acerca de #quemmorreu.
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