Hashtag como elemento (des)organizador do discurso político

o caso de #quemmorreu no X-Twitter

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-11

Palabras clave:

Hashtags, Algoritmo, Ideologia, Derrisão, Rumor

Resumen

Este artigo, com base na Análise de Discurso Materialista (AD), discute o modo pelo qual as hashtags (des)organizam os discursos político-midiáticos no X-Twitter. O corpus construído para o presente gesto analítico foi elaborado em torno da hashtag #quemmorreu, desde sua enunciação primeira até suas retomadas em outras vinte e uma publicações. Alicerçado nos postulados metodológicos da AD, o estudo observou as regularidades entre as circulações da hashtag para compreender a estruturação algorítmica de seus efeitos de sentido pela forma como significa os discursos nas redes digitais. As análises levaram à compreensão de um efeito de rumor derrisório, atrelado à forma do discurso polêmico, que desestabiliza poderes políticos e midiáticos estabelecidos, reivindicando outros sentidos pela contenda ideológica algoritmicamente mediada pela disputa acerca de #quemmorreu.

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Biografía del autor/a

Gustavo Haiden de Lacerda, McGill University

Doutorando em Estudos da Comunicação na McGill University, Montreal. Mestre e Licenciado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2024-03-20

Cómo citar

LACERDA, G. H. de. Hashtag como elemento (des)organizador do discurso político: o caso de #quemmorreu no X-Twitter. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1811, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/71937. Acesso em: 19 nov. 2024.

Número

Sección

Algoritmos y sistemas de inteligencia artificial y significado de los procesos de producción