Retextualização no ensino-ap(p)rendizagem

investigando a categoria hipertexto-hipertexto no Instagram

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-1

Palabras clave:

Gênero discursivo digital, Retextualização, Hipertexto, Instagram

Resumen

Retextualização é a produção de um novo texto a partir de um texto anterior (ou um conjunto deles), sendo observada em atividades cotidianas ou com propósito de ensino-aprendizagem. Marcuschi (2010a) apresenta quatro tipos de retextualização, no continuum fala-escrita. Neste artigo, investiga-se a atividade de retextualização do tipo hipertexto-hipertexto, que ocorre no ambiente digital. Para tanto, foram analisados dados processuais de uma retextualização hipertextual, coletados enquanto duas estudantes do Ensino Médio elaboravam, conjuntamente, publicações de Instagram. Os dados foram captados em vídeo e áudio e, posteriormente, transcritos. O corpus consiste em: (i) transcrição do diálogo mantido pela dupla enquanto retextualizava; (ii) transcrição de entrevista semiestruturada gravada em áudio com as estudantes; (iii) duas publicações de Instagram elaboradas pelas alunas. A partir dos dados, o processo de construção dos hipertextos foi remontado, descrevendo as sete tarefas de produção da retextualização propostas por Dell’Isola (2007). A investigação apontou que a categoria hipertexto-hipertexto apresenta peculiaridades em seu processo de concepção e produção. Dessa forma, faz-se necessário abordar a retextualização hipertextual de forma diferenciada, o que justifica um quinto tipo de retextualização, em adição aos quatro tipos apresentados por Marcuschi (2010a).

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Biografía del autor/a

Marina Martins Pinchemel-Amorim, UESB

Doutoranda em Linguística (UESB).

Márcia Helena de Melo Pereira, UESB

É doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, onde também realizou o curso de mestrado em Linguística Aplicada. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin-UESB).

Citas

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Publicado

2024-01-30

Cómo citar

PINCHEMEL-AMORIM, M. M.; MELO PEREIRA, M. H. de. Retextualização no ensino-ap(p)rendizagem: investigando a categoria hipertexto-hipertexto no Instagram. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1801, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-1. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/71470. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos