‘Corpo de mulher’ no forró
uma análise a partir de modelos culturais
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-16Palavras-chave:
Corpo, Mulher, Metáfora, Metonímia, Modelos CulturaisResumo
Este artigo discute as diferentes construções de sentidos para ‘corpo de mulher’, a partir da análise de três letras de forró, de intérpretes diferentes: “Cintura fina”, “Morena Tropicana” and “Mulher Madura”. Para tanto, utilizamos os estudos da Linguística Cognitiva, especificamente as investigações sobre metáfora, metonímia e modelos culturais, com base nas investigações de Lakoff e Johnson (1980), Feltes (2018), Kovecses (2004; 2005), Shanghai (2009) e Teixeira (2001). Como resultado, verificamos que os diferentes conceitos revelados nas letras das canções de forró referem metonimicamente partes da mulher para significar o todo e que as metáforas utilizadas convergem para modelos culturais marcados por características machistas e de subordinação feminina.
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