Teimoso como uma mula e mais carregado que burro de mascate: heranças linguístico-culturais em expressões idiomáticas de matriz comparativa

Autores

  • Giselle Olivia Mantovani Dal Corno Universidade de Caxias do Sul
  • Odair José Silva dos Santos Instituto Federal de Educação do RS - Câmpus Feliz
  • Cristina Benedetti Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL16-v8n2a2014-13

Palavras-chave:

fraseologia, expressões idiomáticas de matriz comparativa, zoônimos, tropeirismo

Resumo

Estudar a fraseologia de uma determinada língua permite observar aspectos sociais e culturais da(s) comunidade(s) que a fala(m). Ao investigar o papel dos tropeiros na história do Brasil nos séculos XVIII e XIX, bem como sua contribuição para o acervo lexical da língua portuguesa, deparamo-nos com muitas expressões idiomáticas que refletem o modo de vida daqueles que cruzaram o país, do sul ao nordeste, transportando mercadorias para abastecer os mercados e levando muares para serem comercializados na grande feira de Sorocaba. Este trabalho volta-se para as expressões idiomáticas de matriz comparativa que incluem os zoônimos burro e mula em sua relação com o fenômeno do tropeirismo. Inicialmente, apresentamos algumas informações de cunho teórico a respeito de expressões idiomáticas, focalizando as de matriz comparativa. A seguir, apresentamos dados relevantes sobre o tropeirismo e o papel de burros e mulas nesse contexto. São então apresentadas e analisadas 16 expressões idiomáticas de matriz comparativa, coletadas em antologias e dicionários de fraseologia. Buscamos, por fim, evidenciar traços da herança linguístico-cultural deixada pelo tropeirismo em seus mais de dois séculos de atividade no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Olivia Mantovani Dal Corno, Universidade de Caxias do Sul

Docente do Programa de Pós-Graduação e Letras, Cultura e Regionalidade da Universidade de Caxias do Sul.

Doutora em Letras (Estudos da Linguagem).

Odair José Silva dos Santos, Instituto Federal de Educação do RS - Câmpus Feliz

Docente de língua portuguesa e espanhola.

Dutorando em Letras - Universidade de Caxias do Sul/UniRitter

Cristina Benedetti, Universidade de Caxias do Sul

Acadêmica do Curso de Letras Inglês

Downloads

Publicado

17.12.2014

Como Citar

DAL CORNO, G. O. M.; SANTOS, O. J. S. dos; BENEDETTI, C. Teimoso como uma mula e mais carregado que burro de mascate: heranças linguístico-culturais em expressões idiomáticas de matriz comparativa. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 8, n. 2, p. 245–268, 2014. DOI: 10.14393/DL16-v8n2a2014-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/27765. Acesso em: 20 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)