Os coices triunfais do Narciso às Avessas

uma análise discursiva da ideologia do viralatismo em comentários de perfis jornalísticos nas redes sociais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv17a2023-22

Palabras clave:

Viralatismo, Complexo de vira-lata, Ideologia, Avaliação, Discurso

Resumen

O brasileiro é um “Narciso às avessas, que cospe na própria imagem” (RODRIGUES, 2013). Com essas palavras, Nelson Rodrigues descreve o “complexo de vira-lata”, caracterizado como uma postura voluntária de autodepreciação comum a setores da sociedade nacional, que se assenta em uma visão ideológica negativa em relação ao Brasil. Partindo da intuição arguta do autor recifense, o objetivo precípuo deste artigo é gerar entendimentos sobre a ideologia do viralatismo conforme construída discursivamente em comentários de perfis jornalísticos nas redes sociais. Para tanto, com base na concepção de ideologia sistematizada por Thompson (1995) como o “sentido a serviço do poder”, mobiliza-se um arcabouço teórico constituído pela visão rodrigueana sobre o pessimismo crônico brasileiro e o modelo de linguagem preconizado pela Linguística Sistêmico-Funcional. As análises realizadas, orientadas pelo Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005), evidenciam o papel desempenhado pelos elementos avaliativos na materialização discursiva do viralatismo nos comentários examinados, além de flagrarem nessa ideologia um fio-guia que perpassa todos os expedientes discursivos de desapreço, pessimismo e ódio em relação ao Brasil.  

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Biografía del autor/a

Diego Candido Abreu, UERJ

Doutor em Estudos da Linguagem (PUC-Rio), Professor Adjunto da UERJ.

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Publicado

2023-04-05

Cómo citar

ABREU, D. C. Os coices triunfais do Narciso às Avessas: uma análise discursiva da ideologia do viralatismo em comentários de perfis jornalísticos nas redes sociais. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, p. e1722, 2023. DOI: 10.14393/DLv17a2023-22. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/68483. Acesso em: 3 dic. 2024.

Número

Sección

Artículos