Autoria e ensino

trabalhando o gênero Redação do ENEM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL49-v16n1a2022-6

Palabras clave:

Autoria, Semântica da Enunciação, Ponto de vista, Redação do ENEM, Bullying

Resumen

Entendendo, como Possenti (2001, 2013), que os textos escolares podem apresentar traços de autoria e, como Orlandi (2012), que é papel da escola promover a passagem do sujeito-enunciador para sujeito-autor, este artigo apresenta uma proposta de trabalho do tema bullying para o gênero Redação do ENEM, que favorece o desenvolvimento de marcas de autoria. Entretanto, como normalmente a escola apresenta um discurso pedagógico autoritário, que impede essa passagem, nossa proposta se fundamenta em um discurso pedagógico polêmico que promove a reversibilidade discursiva e a disputa do objeto discursivo (ORLANDI, 1987b). À luz da Semântica da Enunciação, desenvolvida por Dias (2018) e Guimarães (2002), definimos autoria como uma função enunciativa que delimita um ponto de vista (um posicionamento político que reorganiza o “real”), o qual organiza os referenciais históricos (o funcionamento da memória discursiva sócio-histórica) e os conforma à situação de palavra (no caso, a Redação do ENEM). A análise da redação de um aluno do 1º ano do ensino médio demonstra os benefícios da proposta adotada.

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Biografía del autor/a

Gabriele Cristine Carvalho, IFMG - Campus Santa Luzia

Doutora em Estudos Linguísticos (UFMG). Docente de Língua Portuguesa e Língua Espanhola (IFMG – Campus Santa Luzia).

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Publicado

2022-01-06

Cómo citar

CARVALHO, G. C. Autoria e ensino: trabalhando o gênero Redação do ENEM. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 154–182, 2022. DOI: 10.14393/DL49-v16n1a2022-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/59743. Acesso em: 23 nov. 2024.