O espanhol como língua estrangeira segundo aprendizes do ensino médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL40-v14n1a2020-5

Palabras clave:

Língua espanhola, Identidade, Relações de poder, Hipermodernidade, Letramento crítico

Resumen

Neste artigo são tratadas questões relacionadas à visão do espanhol segundo seus aprendizes, com o propósito de compreender quais influências podem ser percebidas nesse processo, partindo do conceito de língua, (MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2011) e questões relativas ao contexto macro, tais como globalização (BAUMAN, 1999), hipermodernidade (LIPOVETSKY, 2004) e letramento crítico (MENEZES DE SOUZA, 2011). A pesquisa foi desenvolvida na modalidade relato de experiências, a partir da realização de uma atividade, desenvolvida com seis aprendizes do IFTM, sobre o espanhol. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e também por meio de um questionário semiaberto. Os resultados mostraram que os aprendizes percebem o espanhol como língua estrangeira “útil” e se relacionam de diferentes formas, sendo que boa parte a vê como capital econômico e cultural e a outra como capital simbólico (BOURDIEU, 2003), além disso, os resultados apontaram que as maiores influências no processo de construção de identidade do espanhol ocorrem respectivamente por meio da música, de novelas, de filmes, de mídias sociais, do ensino formal e de contato com nativos; trazendo à luz do letramento crítico, a oportunidade de o professor trabalhar outros canais como cultura e contatos transnacionais, com base no processo de ressignificação de sentidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

BARTON, D.; LEE, C. Linguagem online: textos e práticas digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz (português de Portugal). 6 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

CANCLINI, N. G. A globalização imaginada. Editora Iluminuras Ltda, 2003.

CHARLES, S. Cartas sobre a hipermodernidade ou o hipermoderno explicado às crianças. São Paulo: Barcarolla, 2009.

DALLA, J. Quais idiomas aprender?. Os 7 idiomas mais importantes. MosaLingua, 2019. Disponível em: https://www.mosalingua.com/pt/idiomas-mais-importantes.

DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p. 17-66.

FERREIRA, A. J. Identidades sociais, letramento visual e letramento crítico: imagens na mídia acerca de raça/etnia. Trab. linguist. apl., v. 51, n. 1, 2012. DOI https://doi.org/10.1590/S0103-18132012000100010.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2003.

LIPOVETSKY, G. Os tempos hipermodernos. Tradução de Mário Vilela. São Paulo: Barcarolla, 2004.

MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. Crenças sobre si, crenças sobre erros: identidades em jogo na sala de aula de LE. In: CONCEIÇÃO, M. P. (org.). Experiências de aprender e ensinar línguas estrangeiras: crenças de diferentes agentes no processo de aprendizagem. Campinas: Pontes Editores, 2011. v. 20, p. 223-258.

MCGREW, A. The transformation of democracy: globalization and territorial democracy. Cambridge: Polity Press, 1997.

MENEZES DE SOUZA, L. M. T. M. Para uma redefinição de letramento crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, R. F.; ASSIS A. V. (org.). Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.

MOURA FILHO, A. C. L. Reinventando a aula: por um contexto cooperativo para a aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Brasília, 2000. 161 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Vernácula, Universidade de Brasília, 2000.

ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Gêneros do discurso, multiletramentos e hipermodernidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. p. 115-145.

SILVA, T. T.; HALL, S. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. v. 8.

WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T.; HALL, S. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. v. 8, p. 7-72.

Publicado

2020-02-11

Cómo citar

LOPES, P. A. O espanhol como língua estrangeira segundo aprendizes do ensino médio. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 128–156, 2020. DOI: 10.14393/DL40-v14n1a2020-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/47505. Acesso em: 4 dic. 2024.