Dialogismo e verbo-visualidade sobre o questionamento da arte no Brasil

um tema em três charges

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL39-v13n3a2019-5

Palabras clave:

Análise dialógica, Verbo-visualidade, Charge

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar, por meio da teoria dialógica, três charges que materializam, na verbo-visualidade, reações ao questionamento do que é arte no Brasil. Foram sele-cionadas três charges que tiveram como tema o acontecimento no Museu de Arte Moderna (São Paulo) em setembro de 2017, analisadas de forma descritiva e interpretativa, com o suporte teórico da teoria dialógica do Círculo Bakhtiniano. A análise evidenciou as relações dialógicas e ideológicas, que são relações semânticas, estabelecidas entre as imagens e os recursos verbais nos textos, além de serem feitas relações possíveis entre as três charges.

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Biografía del autor/a

Graziela Frainer Knoll, Universidade Franciscana (UFN)

Professora Adjunto na Universidade Franciscana (UFN), no curso de Publicidade e Propaganda; Doutora em Letras - Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM); Mestre em Letras - Estudos Linguísticos (UFSM); Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (UFSM); Bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda (UFSM); Licenciada em Letras, Língua Portuguesa (UFSM).

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Publicado

2019-10-07

Cómo citar

KNOLL, G. F. Dialogismo e verbo-visualidade sobre o questionamento da arte no Brasil: um tema em três charges. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 13, n. 3, p. 927–945, 2019. DOI: 10.14393/DL39-v13n3a2019-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/42067. Acesso em: 22 nov. 2024.

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