Verdade e mito dos dicionários de aprendizes do inglês e do alemão

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DOI:

https://doi.org/10.14393/DL36-v12n4a2018-10

Palabras clave:

Dicionários de aprendizes de inglês, Dicionários de aprendizes de alemão, Programa de trabalho, Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, Norma real

Resumen

Segundo a teoria metalexicográfica, os dicionários pedagógicos estão atrelados ao processo de ensino-aprendizagem de uma língua. Isso significa que não há como dissociar essa classe de obras lexicográficas dos programas de ensino. O objetivo do presente trabalho é avaliar se uma modalidade específica de dicionários pedagógicos, os chamados dicionários de aprendizes de uma língua estrangeira, estão efetivamente atrelados a algum programa de ensino. Ademais, será analisada a maneira como a língua-alvo é descrita. Avaliar-se-á um dicionário de aprendizes de língua inglesa (learner’s dictionary) e outro de língua alemã (Lernerwörterbuch). Foram escolhidos esses idiomas em função de dois fatores. Em primeiro lugar, para ambas as línguas, há documentos que contêm diretrizes sobre o seu ensino-aprendizagem (English Profile (2011) e Profile Deutsch (2005), respectivamente). Em segundo lugar, porque ambas as línguas contam com expoentes de dicionários de aprendizes. Nossos resultados demonstram não há uma correlação entre recursos léxicos específicos e níveis de aprendizagem. Como consequência disso, os documentos supracitados não são úteis para a compilação de dicionários. Os dicionários de aprendizes analisados, por sua vez, refletem a norma em uso, mas, evidentemente, não estão atrelados aos documentos norteadores de ensino-aprendizagem do inglês e do alemão.

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Publicado

2019-01-19

Cómo citar

BORBA, L. C. de; BUGUEÑO MIRANDA, F. Verdade e mito dos dicionários de aprendizes do inglês e do alemão. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 4, p. 2165–2203, 2019. DOI: 10.14393/DL36-v12n4a2018-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/41565. Acesso em: 22 nov. 2024.

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