Notas sobre o ensino de Português como Língua Estrangeira
aspectos universais e particulares - das línguas e dos falantes
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL34-v12n2a2018-6Palabras clave:
Português como Língua Estrangeira, Aquisição da linguagem, InatismoResumen
O presente trabalho discute implementações didático-pedagógicas para o ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) tanto sob a ótica do perfil sociopolítico dos aprendizes quanto do seu ponto de vista estritamente linguístico – ambas as discussões sobretudo à luz do modelo do monitoramento de Krashen (1982). Além disso, seguindo Chomsky (1959), Krashen (1982) e White (2003), este trabalho reflete sobre posições metodológicas no contexto de PLE que se valem de pressupostos inatistas para a aquisição da linguagem e sobre diferenças entre aquisição de primeira e segunda língua. Finalmente, no cotejo das abordagens social e biolinguística, este trabalho conclui que elas não são mutuamente excludentes e que, aplicadas conjuntamente, podem otimizar a elaboração de aulas e projetos de português para falantes não nativos.Descargas
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