Contribuições saussurianas para o contexto de ensino de inglês como língua adicional

Autores/as

  • Rossana Cassanta Rossi UFSM. Doutoranda do PPGLetras.

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL30-v11n3a2017-6

Palabras clave:

Saussure, Sistema de signos, Língua adicional, Competências interculturais

Resumen

Este artigo tem como objetivo descrever e analisar alguns dos aspectos da língua como sistema de signos trazidos no Curso de Linguística Geral a fim de refletir sobre as diferenças entre o sistema da língua inglesa americana e o sistema da língua portuguesa que possam contribuir para o contexto de ensino de língua adicional, particularmente o de língua inglesa. A partir da perspectiva da língua como um sistema de signos, é possível compreender as diferenças entre sistemas distintos. Essa compreensão possibilita desenvolver uma sensibilidade cultural das diferenças como algo positivo e permite buscar modos para atravessar as fronteiras que podem separar modos diferentes de produzir sentidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

DEPCKER, L. Compreender Saussure a partir dos manuscritos. Petrópolis: Vozes, 2012.

HYMORE, K. Today Food. A healthy homemade ketchup recipe and 4 more DIY condiments. 14 de Jul. de 2015. Disponível em: http://www.today.com/food/healthy-homemade-ketchup-recipe-4-more-diy-condiments-t32131. Acesso em: maio de 2014.

MOTTA-ROTH, D. Competências comunicativas interculturais no ensino de inglês como língua estrangeira. In: Linguagem, cultura e sociedade. 1 ed. Santa Maria: Programa de Pós-Graduação em Letras, UFSM, v.01, p. 191-201, 2006.

OXFORD Dictionaries. What is the ‘Oxford comma’? Disponível em: http://www.oxforddictionaries.com/words/what-is-the-oxford-comma. Acesso em: maio de 2014.

SAUSSURE, F. de. Curso de linguística geral. Organização de Charles Bally e Albert Sechehaye com a colaboração de Albert Riedlinger. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 1994.

Publicado

2017-06-10

Cómo citar

CASSANTA ROSSI, R. Contribuições saussurianas para o contexto de ensino de inglês como língua adicional . Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 3, p. 568–579, 2017. DOI: 10.14393/DL30-v11n3a2017-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/32490. Acesso em: 24 nov. 2024.