Contribuições saussurianas para o contexto de ensino de inglês como língua adicional
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL30-v11n3a2017-6Palavras-chave:
Saussure, Sistema de signos, Língua adicional, Competências interculturaisResumo
Este artigo tem como objetivo descrever e analisar alguns dos aspectos da língua como sistema de signos trazidos no Curso de Linguística Geral a fim de refletir sobre as diferenças entre o sistema da língua inglesa americana e o sistema da língua portuguesa que possam contribuir para o contexto de ensino de língua adicional, particularmente o de língua inglesa. A partir da perspectiva da língua como um sistema de signos, é possível compreender as diferenças entre sistemas distintos. Essa compreensão possibilita desenvolver uma sensibilidade cultural das diferenças como algo positivo e permite buscar modos para atravessar as fronteiras que podem separar modos diferentes de produzir sentidos.Downloads
Métricas
Referências
DEPCKER, L. Compreender Saussure a partir dos manuscritos. Petrópolis: Vozes, 2012.
HYMORE, K. Today Food. A healthy homemade ketchup recipe and 4 more DIY condiments. 14 de Jul. de 2015. Disponível em: http://www.today.com/food/healthy-homemade-ketchup-recipe-4-more-diy-condiments-t32131. Acesso em: maio de 2014.
MOTTA-ROTH, D. Competências comunicativas interculturais no ensino de inglês como língua estrangeira. In: Linguagem, cultura e sociedade. 1 ed. Santa Maria: Programa de Pós-Graduação em Letras, UFSM, v.01, p. 191-201, 2006.
OXFORD Dictionaries. What is the ‘Oxford comma’? Disponível em: http://www.oxforddictionaries.com/words/what-is-the-oxford-comma. Acesso em: maio de 2014.
SAUSSURE, F. de. Curso de linguística geral. Organização de Charles Bally e Albert Sechehaye com a colaboração de Albert Riedlinger. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.