Diga-me quem tu és

O Léxico-Marketing na publicidade e o comportamento de gêneros sociais

Autores/as

  • Edson Roberto Bogas Garcia Universidade Estadual "Julio de Mesquita Filho" - UNESP/IBILCE, UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga e IMES - Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva-SP
  • Claudia Zavaglia Universidade Estadual "Julio de Mesquita Filho" - UNESP/IBILCE.

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL10-v5n2a2011-3

Palabras clave:

Linguística Aplicada, Lexicologia, Publicidade, Comportamento social, Relação de gêneros.

Resumen

É unânime entre os lexicólogos que as unidades lexicais apresentam marcas profundas na representatividade de questões culturais e comportamentais. Dessa forma, alguns estudiosos vêm propondo metodologias capazes de poder verificar, com rigor científico, mecanismos para sistematizar esse léxico dentro de um tempo/espaço e, assim, promover discussões sobre sua relação com o social. Da mesma maneira, a publicidade, tendo em vista seu poder de expandir os desejos de seu receptor/cliente para a aquisição de produtos/serviços por meio da linguagem verbal, torna-se uma fonte factível, por meio dos textos que produz, de organizar conteúdos lexicais com o intuito de promover discussões acerca, por exemplo, das questões relativas aos gêneros feminino e masculino. A partir disso, o presente artigo propõe, por meio do léxico-marketing, cujo objetivo é a sistematização de estruturas léxicas em segmentos de mercado, analisar comportamentos sociais do universo do homem e da mulher.   

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Edson Roberto Bogas Garcia, Universidade Estadual "Julio de Mesquita Filho" - UNESP/IBILCE, UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga e IMES - Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva-SP

Doutorando em Estudos Linguísticos na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP – Campus de São José do Rio Preto – SP - IBILCE. Professor da UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga-SP e do IMES – Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva-SP.  E-mail: edsonbog@terra.com.br.

Claudia Zavaglia, Universidade Estadual "Julio de Mesquita Filho" - UNESP/IBILCE.

Livre-Docente em Lexicografia e Lexicologia desde 2009. Professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de São José do Rio Preto - SP - IBILCE. E-mail: zavaglia@ibilce.unesp.br.

Publicado

2012-01-02

Cómo citar

GARCIA, E. R. B.; ZAVAGLIA, C. Diga-me quem tu és: O Léxico-Marketing na publicidade e o comportamento de gêneros sociais. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 5, n. 2, p. 31–43, 2012. DOI: 10.14393/DL10-v5n2a2011-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/13283. Acesso em: 28 nov. 2024.