Da relação à estrutura: a influência do pensamento saussuriano em meados do século XX
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLE-v9n5a2015-12Keywords:
Ferdinand de Saussure, Relação, Estrutura, EstruturalismoAbstract
Este trabalho tem por objeto apontar como a noção de relação movimentada pelo linguista genebrino Ferdinand de Saussure em sua teoria, em especial, na definição do sistema e das unidades linguísticas, possibilitou a leitura de Saussure como estruturalista e rendeu a ele o reconhecimento de pai do estruturalismo europeu. Para tanto, em um primeiro momento, com base nos postulados do Curso de Linguística Geral, evidenciamos como Saussure concebe a natureza do fato linguístico a partir de relações. Em seguida, com base em autores que se dedicaram ao estudo da teoria saussuriana e que leram Saussure como estruturalista, partimos para o entendimento das noções de estruturalismo e estrutura, buscando apontar como se deu a passagem da noção saussuriana de sistema de relações para estrutura. Por fim, a título de exemplificarmos como o princípio saussuriano da relação influenciou o pensamento moderno, consideramos as marcas desse princípio na antropologia.Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright and waiver the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND 4.0), allowing the sharing of work with authorship recognition and preventing its commercial use.
Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.