Pesquisa sobre o Ensino e a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: campos atravessados
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL17-v9n1a2015-7Keywords:
ensino-aprendizagem, línguas estrangeiras, discurso, atravessamento de campos.Abstract
Este artigo visa a problematizar abordagens de pesquisa que investigam a aprendizagem de uma língua estrangeira para responder ao desafio de compreender porque alguns têm sucesso e aprendem uma língua estrangeira e outros fracassam. Tratamos das mudanças ocorridas nas tendências de pesquisas, tendo em vista a possibilidade de problematizar questões relativas aos estudos sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras, levando-se em consideração o seu atravessamento por conceitos tanto da Análise de Discurso de orientação peucheutiana, quanto da Psicanálise Freudo-lacaniana. Fizemos um histórico dos principais tipos de pesquisa que, tradicionalmente, constituíram as investigações nesse campo. Além disso, discutimos as implicações, para o campo, de dois artigos: A língua estrangeira entre o desejo de um outro lugar e o risco do exílio e O desejo pelas línguas estrangeiras, de Revuz e de Prasse, respectivamente. Constituiu nosso argumento o fato de que quando um campo se deixa atravessar-afetar, pela via de um pesquisador, a maneira de se olhar e, por conseguinte, o ponto de vista sobre o objeto de estudo se desloca; e, ao se deslocar, abre-se a possibilidade de, sobre ele, saber-se algo a mais.Â
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