O poder de comunicação da revista Veja nas eleições de 2002 e de 2006 Ã Luz da Linguística de Corpus
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL12-v6n1a2012-6Keywords:
Meios de comunicação de massa, Eleições, Lula, Linguística de CorpusAbstract
Os veículos de comunicação de massa podem influenciar na construção da realidade de uma sociedade. Nesse sentido, o homem tende a aperfeiçoar essas mídias para satisfazer suas necessidades e o desejo do outro. As revistas, por sua vez, desempenham papel fundamental nessa interação. A partir dessas premissas, o presente estudo teve como objetivo analisar o poder de influência que a revista Veja teve no processo eleitoral de 2002 e de 2006. Utilizamos a Linguística de Corpus como metodologia para a obtenção dos dados pertinentes ao estudo. O corpus de análise consistiu na coleta computadorizada de mais de 800 mil palavras, no período de agosto a setembro de 2002/2006 e janeiro e fevereiro de 2003/2007. Os resultados sugerem que o periódico em questão não conseguiu influenciou, no geral, a votação, mas teve grande presença na decisão do público de classe A e B.
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