Diga-me quem tu és
O Léxico-Marketing na publicidade e o comportamento de gêneros sociais
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL10-v5n2a2011-3Palavras-chave:
Linguística Aplicada, Lexicologia, Publicidade, Comportamento social, Relação de gêneros.Resumo
É unânime entre os lexicólogos que as unidades lexicais apresentam marcas profundas na representatividade de questões culturais e comportamentais. Dessa forma, alguns estudiosos vêm propondo metodologias capazes de poder verificar, com rigor científico, mecanismos para sistematizar esse léxico dentro de um tempo/espaço e, assim, promover discussões sobre sua relação com o social. Da mesma maneira, a publicidade, tendo em vista seu poder de expandir os desejos de seu receptor/cliente para a aquisição de produtos/serviços por meio da linguagem verbal, torna-se uma fonte factível, por meio dos textos que produz, de organizar conteúdos lexicais com o intuito de promover discussões acerca, por exemplo, das questões relativas aos gêneros feminino e masculino. A partir disso, o presente artigo propõe, por meio do léxico-marketing, cujo objetivo é a sistematização de estruturas léxicas em segmentos de mercado, analisar comportamentos sociais do universo do homem e da mulher.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Edson Roberto Bogas Garcia, Claudia Zavaglia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.