Diga-me quem tu és: O Léxico-Marketing na Publicidade e o Comportamento de Gêneros Sociais

Autores

  • Edson Roberto Bogas Garcia Universidade Estadual "Julio de Mesquita Filho" - UNESP/IBILCE, UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga e IMES - Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva-SP
  • Claudia Zavaglia Universidade Estadual "Julio de Mesquita Filho" - UNESP/IBILCE.

Palavras-chave:

Linguística Aplicada, Lexicologia, Publicidade, Comportamento social, Relação de gêneros.

Resumo

É unânime entre os lexicólogos que as unidades lexicais apresentam marcas profundas na representatividade de questões culturais e comportamentais. Dessa forma, alguns estudiosos vêm propondo metodologias capazes de poder verificar, com rigor científico, mecanismos para sistematizar esse léxico dentro de um tempo/espaço e, assim, promover discussões sobre sua relação com o social. Da mesma maneira, a publicidade, tendo em vista seu poder de expandir os desejos de seu receptor/cliente para a aquisição de produtos/serviços por meio da linguagem verbal, torna-se uma fonte factível, por meio dos textos que produz, de organizar conteúdos lexicais com o intuito de promover discussões acerca, por exemplo, das questões relativas aos gêneros feminino e masculino. A partir disso, o presente artigo propõe, por meio do léxico-marketing, cujo objetivo é a sistematização de estruturas léxicas em segmentos de mercado, analisar comportamentos sociais do universo do homem e da mulher.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Roberto Bogas Garcia, Universidade Estadual "Julio de Mesquita Filho" - UNESP/IBILCE, UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga e IMES - Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva-SP

Doutorando em Estudos Linguísticos na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP – Campus de São José do Rio Preto – SP - IBILCE. Professor da UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga-SP e do IMES – Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva-SP.  E-mail: edsonbog@terra.com.br.

Claudia Zavaglia, Universidade Estadual "Julio de Mesquita Filho" - UNESP/IBILCE.

Livre-Docente em Lexicografia e Lexicologia desde 2009. Professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de São José do Rio Preto - SP - IBILCE. E-mail: zavaglia@ibilce.unesp.br.

Downloads

Publicado

02-01-2012

Como Citar

GARCIA, E. R. B.; ZAVAGLIA, C. Diga-me quem tu és: O Léxico-Marketing na Publicidade e o Comportamento de Gêneros Sociais. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 31–43, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/13283. Acesso em: 12 ago. 2022.