Trajetórias de leitura e produção dialógica de sentidos sobre corpo, gênero e sexualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv19a2025-54

Palavras-chave:

Trajetórias de leitura, Corpo, Gênero, Sexualidade, Análise Dialógica do Discurso

Resumo

Neste artigo, que recortamos de um projeto de pesquisa mais amplo, propomos refletir sobre as contribuições da leitura para os percursos vitais de sujeitos pertencentes aos grupos LGBTQIAPN+. Em linhas gerais, interessa-nos problematizar como a prática dialógica de leitura lhes oferece margem para posicionar-se responsivamente em relação aos discursos hegemônicos normativos, e assim elaborar sentidos para si, para quem são, para o que lhes acontece no mundo enquanto pessoas que não se identificam com a matriz binária e heterossexual. Fazemos essa discussão a partir dos pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2011; 2013; 2015; 2016; 2017; Volóchinov, 2018), considerando sobretudo as concepções de linguagem em perspectiva dialógica, de enunciado concreto e de vozes sociais. Aliás, com base na cosmovisão bakhtiniana, adotamos no tratamento analítico dos dados uma abordagem ativo-dialógica, o que, por outras palavras, significa dizer que assumimos como coautoras de todo conhecimento que aqui se produz as vozes dos sujeitos que vivenciam as práticas sociais tematizadas em nosso objeto de estudo. Nessa direção, o trabalho se alinha à dimensão ética e politicamente engajada da Linguística Aplicada, na medida em que se compromete a ponderar sobre problemas da vida social, dando relevância aos dizeres das pessoas que os vivenciam (Moita Lopes, 2006; Rajagopalan, 2006). Além disso, mobiliza um debate a respeito da relação entre linguagem e identidades. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo de caráter qualitativo-interpretativista, guiado pelo paradigma indiciário (Ginzburg, 1989), cujo corpus compreende fragmentos de diálogos de três sujeitos, gerados a partir de entrevistas. Nossos resultados apontam que os gestos de leitura dos sujeitos em alguma medida lhes ajudaram a estar mais preparados para enfrentar o embate discursivo que se instaura em torno do corpo, do gênero e da sexualidade, e, ademais, evidenciam que as narrativas sobre trajetórias leitoras constituem uma importante fonte de dados para se compreender processos de construção de posicionamentos ideológico-identitários.

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Biografia do Autor

  • Ismael Soares Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bibliotecário da UFRN. 

  • Maria da Penha Casado Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutora em Comunicação e Semiótica pela Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal/RN, Brasil. 

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Publicado

29.10.2025

Como Citar

PEREIRA, Ismael Soares; CASADO ALVES, Maria da Penha. Trajetórias de leitura e produção dialógica de sentidos sobre corpo, gênero e sexualidade. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 19, p. e019054, 2025. DOI: 10.14393/DLv19a2025-54. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/79341. Acesso em: 17 dez. 2025.