A cultura digital na proposta curricular do Estado da Paraíba
indícios de inovação
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv19a2025-64Palabras clave:
Cultura digital, Letramentos, Linguagens, Ensino Médio, Currículo paraibanoResumen
Pensar sobre cultura digital implica considerar seus reflexos não apenas no uso de dispositivos e serviços tecnológicos visíveis e materiais, mas também, e principalmente, nas transformações profundas nas formas de comunicação, comportamento, interação, ensino, aprendizagem e nas múltiplas práticas sociais contemporâneas. A cultura digital, nesse sentido, não se reduz à tecnologia em si, mas representa um fenômeno complexo, que emerge de novas formas de relação e interação social, marcadas pela cultura da conexão, da convergência midiática e pela fluidez das fronteiras entre o real e o virtual. Diante dessa realidade, torna-se essencial refletir sobre a relação entre currículo e cultura digital, especialmente em documentos oficiais que orientam e normatizam o ensino, sobretudo, de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Assim, este artigo tem como objetivo analisar o tratamento da cultura digital na Proposta Curricular do Novo Ensino Médio do Estado da Paraíba, especificamente na área de Linguagens e suas Tecnologias. A pesquisa tem natureza qualitativa, de caráter documental e interpretativista, fundamentando-se na perspectiva dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin, que permite compreender o currículo como um enunciado socialmente situado, além de dialogar com os estudos sobre letramento digital (Rojo, 2013; Coscarelli, 2016) e com os estudos críticos do currículo (Apple, 2006). Os resultados revelam um tensionamento no discurso curricular analisado: ao mesmo tempo em que há indícios de inovação e de abertura às práticas digitais, também persistem marcas de um discurso prescritivo, pautado por uma visão mais tradicionalista do ensino de Língua Portuguesa. Isso evidencia que a presença da cultura digital nas orientações curriculares ainda é marcada por tensionamentos, refletindo disputas entre diferentes concepções de linguagem, ensino e sociedade no interior das políticas educacionais contemporâneas frente às demandas sociais.
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Referencias
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