Letramentos acadêmicos no contexto moçambicano

pesquisas, perspectivas e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv19a2025-57

Palavras-chave:

Letramentos Acadêmicos, Práticas Sociais, Moçambique

Resumo

Mary Lea e Brian Street publicaram, em 1998, o artigo intitulado: “Student writing in higher education: an academic literacies approach”, na revista “Studies in Higher Education”. Este artigo reacendeu o debate sobre o que significa ser academicamente letrado, como também propôs o conceito de letramento acadêmico que até hoje é amplamente utilizado para designar as práticas de leitura e de escrita da ambiência acadêmica. Em virtude disso, surgiu em vários países do mundo um corpo de trabalhos refletindo as implicações teóricas e práticas do artigo de Lea e Street em várias áreas acadêmicas. Assim, este artigo tem por objetivo refletir em torno das pesquisas, perspetivas e desafios do campo do letramento acadêmico em Moçambique, como um novo campo de estudos que possibilita enxergar as práticas de leitura e de escrita acadêmica não como habilidades individuais e universais, mas sim como práticas situadas e contextualizadas. Para tanto, analisou-se um corpus de trabalhos acadêmicos publicados nos últimos 10 anos (2015-2025), sobre a leitura e a escrita acadêmica em uma abordagem social e culturalmente orientada no contexto moçambicano. Metodologicamente, adotou-se uma revisão sistemática de literatura (RSL), que consistiu no mapeamento e na análise das pesquisas publicadas dentro do período acima indicado, a fim de desvelar as perspectivas e apontar os desafios a serem levados a cabo para a ampliação de estudos sobre a leitura e a escrita acadêmica em uma abordagem de letramento acadêmico. Os resultados obtidos indicam uma tendência à produção de trabalhos exploratórios e descritivos. Em relação às perspectivas, eles apontam para a existência de uma heterogeneidade de perspectivas teóricas nos trabalhos publicados e, por fim, nota-se uma escassa literatura dedicada ao assunto. Em vista disso, se julga que estes resultados serão de extrema relevância na apresentação dos desafios que a comunidade acadêmica moçambicana possui para a ampliação das pesquisas e de reflexões intelectuais e consistentes sobre a leitura e a escrita acadêmica que até hoje permanecem tímidas no país.

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Biografia do Autor

  • Dércio Gidrião Cossa, Universidade Estadual de Feira de Santana

    Mestrando em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana - Brasil.

  • Arcedes José Manuel , Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Doutorando em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas (2025), com bolsa da CAPES. 

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Publicado

03.11.2025

Edição

Seção

Letramentos Acadêmicos: pesquisas e práticas em torno do ensino e da aprendizagem da escrita na escola e na universidade

Como Citar

COSSA, Dércio Gidrião; MANUEL , Arcedes José. Letramentos acadêmicos no contexto moçambicano: pesquisas, perspectivas e desafios. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 19, p. e019057, 2025. DOI: 10.14393/DLv19a2025-57. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/78756. Acesso em: 5 dez. 2025.