Letramentos acadêmicos no contexto moçambicano
pesquisas, perspectivas e desafios
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv19a2025-57Palavras-chave:
Letramentos Acadêmicos, Práticas Sociais, MoçambiqueResumo
Mary Lea e Brian Street publicaram, em 1998, o artigo intitulado: “Student writing in higher education: an academic literacies approach”, na revista “Studies in Higher Education”. Este artigo reacendeu o debate sobre o que significa ser academicamente letrado, como também propôs o conceito de letramento acadêmico que até hoje é amplamente utilizado para designar as práticas de leitura e de escrita da ambiência acadêmica. Em virtude disso, surgiu em vários países do mundo um corpo de trabalhos refletindo as implicações teóricas e práticas do artigo de Lea e Street em várias áreas acadêmicas. Assim, este artigo tem por objetivo refletir em torno das pesquisas, perspetivas e desafios do campo do letramento acadêmico em Moçambique, como um novo campo de estudos que possibilita enxergar as práticas de leitura e de escrita acadêmica não como habilidades individuais e universais, mas sim como práticas situadas e contextualizadas. Para tanto, analisou-se um corpus de trabalhos acadêmicos publicados nos últimos 10 anos (2015-2025), sobre a leitura e a escrita acadêmica em uma abordagem social e culturalmente orientada no contexto moçambicano. Metodologicamente, adotou-se uma revisão sistemática de literatura (RSL), que consistiu no mapeamento e na análise das pesquisas publicadas dentro do período acima indicado, a fim de desvelar as perspectivas e apontar os desafios a serem levados a cabo para a ampliação de estudos sobre a leitura e a escrita acadêmica em uma abordagem de letramento acadêmico. Os resultados obtidos indicam uma tendência à produção de trabalhos exploratórios e descritivos. Em relação às perspectivas, eles apontam para a existência de uma heterogeneidade de perspectivas teóricas nos trabalhos publicados e, por fim, nota-se uma escassa literatura dedicada ao assunto. Em vista disso, se julga que estes resultados serão de extrema relevância na apresentação dos desafios que a comunidade acadêmica moçambicana possui para a ampliação das pesquisas e de reflexões intelectuais e consistentes sobre a leitura e a escrita acadêmica que até hoje permanecem tímidas no país.
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