IA e curadoria algorítmica em plataformas de mídia digital
o fim de performatividade discursiva?
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-53Palavras-chave:
Curadoria algorítmica, Inteligência Artificial, Performatividade, Instagram, Mídias digitaisResumo
Neste artigo, temos como objetivo compreender a dinâmica discursiva da IA em plataformas como o Instagram de modo a descrever tanto as estratégias semiótico-discursivas como a performatividade nas mídias digitais. Partimos do pressuposto de que existe uma lógica de hiperindividualização estabelecida por uma curadoria algorítmica presente nessa mídia social. Metodologicamente, realizamos uma análise comparativa das formações discursivas de 120 frames multissemióticos de contas pessoais e profissionais, a partir de quatro categorias: continuidade temática, articulação tópica, segmentação individualizada e progressão enunciativa. Interessou-nos analisar como esta curadoria promove caminhos de leitura estandardizados, predeterminados por IAs presentes nas plataformas, além de caracterizar como a performatividade discursiva nas mídias digitais é subvertida por ela. Partindo de uma discussão teórica sobre performatividade, retroação e informação, do ponto de vista da filosofia austiniana e da epistemologia cibernética, percebemos que as tecnologias digitais de informação, com suas IA e algoritmos, forçam-nos a se instituírem como consumidores e a hiper-individualizarem sua produção e performatividade discursivas.
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