Identidades emergentes de professores/as de Língua Portuguesa

uma análise crítico-discursiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-58

Palavras-chave:

Identidade docente, Análise de Discurso Crítica, Modalidade, Avaliação

Resumo

Este artigo objetiva investigar a constituição discursiva de identidades emergentes de professores/as de língua materna, em São Luís – MA, por meio de análises de Relatórios de Estágio Supervisionado. A pesquisa se insere no campo da Análise de Discurso Crítica proposta por Chouliaraki e Fairclough (1999), Fairclough (2001, 2003, 2019), que compreendem as formas de ser no mundo em uma perspectiva que mescla elementos linguísticos e sociais. O corpus de investigação é composto por seis (6) relatórios, com dois (2) fragmentos de cada um deles. Para as análises crítico-discursivas, destacou-se o significado identificacional, de Fairclough (2003) e as categorias analíticas modalidade e avaliação, que tratam das formas de identificação em estilos. Diante disso, este estudo se caracteriza metodologicamente quanto aos objetivos como descritivo, quanto aos procedimentos técnicos como documental e quanto à abordagem como qualitativa-interpretativista. Os resultados indicam que as identidades de novos/as professores/as são modalizadas deonticamente "é preciso ser dinâmico e dominar o conteúdo", e epistemicamente “tem se configurado como uma prática enfadonha e descontextualizada", atravessadas, ainda, por graus de subjetivação e polarização. Além disso, as avaliações apresentam marcadores identitários explícitos "é difícil ensinar" e implícitos "não é bom ser tradicional". Os verbos de processo mental como "temer" indicam, em juízo de valor, que ser um professor “autoritário” é indesejável às identidades emergentes. Desse modo, modalidade e avaliação são fenômenos inextricáveis na investigação da identidade e podem colaborar para a compreensão sobre a formação inicial e o futuro da docência em Língua Portuguesa.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Paula Santos, UFPI

Doutorando em Linguística (UFPI).

Ana Maria Sá Martins , UEMA

Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Letras na Universidade Estadual do Maranhão e professora na Rede Municipal de Ensino, na UEB Santa Clara. 

José Ribamar Lopes Batista JR, UFPI

Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. Professor do ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Leonete Cunha Fernandes, Estácio

Especialista em tradução –Estácio

Carlos Eduardo de Paula Santos, UEMA

Graduado em Letras Português/Inglês – UEMA. 

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Publicado

06.12.2024

Como Citar

DE PAULA SANTOS, C. E.; SÁ MARTINS , A. M.; BATISTA JR, J. R. L.; FERNANDES, L. C.; SANTOS, C. E. de P. Identidades emergentes de professores/as de Língua Portuguesa: uma análise crítico-discursiva. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1858; e1858e, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-58. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/74522. Acesso em: 12 dez. 2024.

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