O processo dialógico de orientação acadêmica no evento de elaboração de monografias em uma universidade federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-62

Palavras-chave:

Cotejo, Trabalho pedagógico, Relações dialógicas, Leitura-escrita, Vozes sociais

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um levantamento bibliográfico, do tipo estado da arte, realizado nas plataformas Capes e Portal SciELO, sobre a orientação acadêmica no processo de elaboração de trabalhos de conclusão de curso (TCC), especificamente o gênero monografia. Como aporte teórico-metodológico, utilizou-se a Análise Dialógica do Discurso (ADD), de base bakhtiniana, e o exercício do Cotejo na leitura, interpretação e apreciação dos discursos circulantes a respeito do trabalho pedagógico de orientação acadêmica. Na análise, manifestam-se pontos de encontro e de tensão, consonâncias e dissonâncias, típicos do diálogo entre vozes sociais que, ao se chocarem, (re)criam sentidos; afinal, toda palavra é ocupada e atravessada pela palavra alheia. Como principais resultados, os dizeres/enunciados expressam vozes sociais em dialogia segundo as quais a orientação acadêmica é um trabalho pedagógico, dada a sua natureza política e a relação de interlocução, humanidade e diálogo (Ferreira, 2017), estabelecida entre sujeitos históricos. Os raros estudos encontrados no levantamento apontam para as intervenções do/a orientador/a no texto do/a orientando/a como um despertar para a escrita e para a constituição autoral daquele que escreve (Rodrigues, 2012). Dessa maneira, o olhar exotópico (Bakhtin, 2011) do orientador, o qual contempla um horizonte ainda a ser explorado pelo orientando - mediante suas leituras e escritas - possibilita a mudança de posicionamento do estudante diante de seu processo escritural. Assim, a prática da escrita, como pudemos vislumbrar mediante o cotejo dos levantamentos bibliográficos, é processual, de modo que, a cada retorno ao texto, a cada apreciação realizada pelo/a orientador/a, uma mudança é gerada na escrita do/a orientando/a, que amplia o olhar sobre sua monografia. Dito isso, o apoio e a presença do orientador durante todas as etapas de elaboração do texto acadêmico alimentam a confiança do estudante, minimizando suas inseguranças.

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Biografia do Autor

Yasmim Pereira de Oliveira, UFF

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Dionelle Araújo, UFF

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PosLing/UFF).

Jéssica do Nascimento Rodrigues, UFF

Doutora em Educação pela UFF (2014), onde também realizou Estágio Pós-doutoral (2017).

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Publicado

11.12.2024

Como Citar

OLIVEIRA, Y. P. de; ARAÚJO, D.; RODRIGUES, J. do N. O processo dialógico de orientação acadêmica no evento de elaboração de monografias em uma universidade federal. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1862, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-62. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/74490. Acesso em: 18 dez. 2024.