Representações identitárias de professores de um curso de letras inglês em contexto de autoconfrontação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv19a2025-2

Palavras-chave:

Dialogismo, Representações identitárias, Autoconfrontação, Letras Inglês

Resumo

Inserido na comunidade de prática de uma Linguística Aplicada (LA) que pauta a relação entre linguagem e identidade, e considerando a importância de se discutir as identidades docentes para a proposição de políticas públicas de formação (continuada) de professores, o objetivo deste artigo é analisar as representações identitárias de três professores de um curso de Letras Inglês de uma universidade do interior do estado do Ceará projetadas em contexto de autoconfrontação. Para tanto, a pesquisa se vale do aporte teórico-metodológico da Análise Dialógica do Discurso em interface com a teoria das representações identitárias. Metodologicamente, utilizamos a autoconfrontação simples para mediar as interações entre pesquisador e professores e construir o corpus discursivo da pesquisa. Foram analisados três enunciados, considerando as representações identitárias projetadas de forma mais recorrente durante as interações. Na análise dos enunciados, consideramos as relações dialógicas entre as vozes sociais, ressaltando, para isso, sua materialidade linguístico-discursiva. Os resultados apontam para representações identitárias projetadas por vozes em tensão, nas tentativas de ajustamento entre o que foi feito - na aula - e o que foi dito sobre o que foi feito - na autoconfrontação simples. Nessa dinâmica, os professores se projetam como flexíveis, mediadores do conhecimento e conscientes de seu contexto, tensionando, ao mesmo tempo, com as representações identitárias de que o professor não pode ter dificuldade com a língua, da prática da língua como treino para a prova e da necessidade de falar em inglês durante toda a aula. Apontamos, portanto, que, por meio da discursivização da atividade realizada em contexto de autoconfrontação, é promovido o polo de tensão no qual as representações identitárias podem, potencialmente, ser transformadas e a atividade de ensino melhor compreendida. Os resultados aqui discutidos podem servir, inclusive, de reflexão para os cursos de formação inicial de futuros professores de inglês, porque apresentam o ponto de vista de professores formadores sobre sua própria atividade de ensino.

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Biografia do Autor

  • Rafael Lira Gomes Bastos, UECE

    Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (PPGL/UFC). Professor Assistente da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

17.01.2025

Como Citar

BASTOS, Rafael Lira Gomes. Representações identitárias de professores de um curso de letras inglês em contexto de autoconfrontação. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 19, p. e019002, 2025. DOI: 10.14393/DLv19a2025-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/74486. Acesso em: 3 maio. 2025.

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