Estilo formal e estilo de conversação em textos didáticos
o que contribui mais para uma aprendizagem significativa?
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-20Palavras-chave:
Richard E. Mayer, Princípio de personalização, Estilo formal, Estilo de conversação, Textos didáticosResumo
À luz dos trabalhos de Richard E. Mayer sobre o chamado princípio de personalização, este artigo investiga duas concepções antagônicas sobre o estilo textual mais propício para uma aprendizagem significativa: estilo formal ou estilo de conversação. Partindo de um caso ocorrido durante a edição de uma obra autoral, avalio os argumentos apresentados por Mayer a favor do uso de cada um desses estilos textuais em mensagens educacionais e obras didáticas. Em seguida, traço um panorama dos experimentos conduzidos por Mayer que corroboraram a eficácia do princípio de personalização. Por fim, retomo meu caso particular, contrastando-o com os resultados obtidos pelo autor e destacando a importância de que mensagens educacionais busquem estabelecer um diálogo efetivo com seus leitores.
Downloads
Métricas
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BIOY CASARES, A. Diccionario del argentino exquisito. Buenos Aires: Emecé, 2005.
CLARK, R.; MAYER, R. E. e-Learning and the Science of Instruction. 4. ed. Hoboken, New Jersey: Wiley, 2016.
DELEUZE, G. Proust e os signos. Tradução Antônio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
GERALDI, J. W. Linguagem e ensino. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
HORKHEIMER, M. Théorie traditionnelle et théorie critique. Tradução de Claude Maillard et Sibylle Muller. Paris: Gallimard, 2019.
LIPMAN, M.; SHARP, A. M.; OSCANYAN, F. S. A filosofia na sala de aula. Tradução Ana Luíza Fernandes Falcone. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.
LIPMAN, M. Thinking in education. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
MAYER, R. E.; FENNELL, S.; FARMER, L.; CAMPBELL, J. A Personalization Effect in Multimedia Learning: Students Learn Better When Words Are in Conversational Style Rather Than Formal Style”, Journal of Educational Psychology, v. 96, n. 2, p. 389-395, 2004. DOI https://doi.org/10.1037/0022-0663.96.2.389
MAYER, R. E. Multimedia Learning. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.
MORENO, R; MAYER, R. E. Engaging Students in Active Learning: The Case for Personalized Multimedia Messages, Journal of Educational Psychology, v. 92, n. 4, p. 724-733, 2000. DOI https://doi.org/10.1037//0022-0663.92.4.724
TROSTER, T. Aprender a filosofar – 3º ano, 1º semestre. São Paulo: Sieduc: 2020.
TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Tradução Mário da Gama Kury. Brasília; São Paulo: Editora da UnB; Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais; Imprensa Oficial de São Paulo, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tomás Troster
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.