Foi aula mesmo que você disse?
A aula do currículo escolar ao currículo algorítmico
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-36Palavras-chave:
Análise do Discurso, Ensino no YouTube, Currículo AlgorítmicoResumo
O objetivo deste trabalho é fazer uma análise acerca dos deslocamentos em torno do significante aula, a partir da noção de currículo algorítmico. Com base na Análise do Discurso materialista, traçamos uma relação entre o currículo escolar e o currículo algorítmico, buscando aprofundar o entendimento acerca deste que entendemos como um novo modelo curricular, próprio dos espaços enunciativos informatizados – EEI. Desta forma, conseguimos (re)pensar (n)os sentidos de aula e seus deslocamentos quando se trata de uma aula em um EEI e, mais especificamente, no YouTube, estabelecendo, assim, um olhar crítico para a relação de imbricação que acontece entre discurso pedagógico e discurso publicitário nesse espaço, pensando nos limites daquilo que se considera como uma aula e no que permite que um vídeo do YouTube possa ser caracterizado como uma aula.
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