Avaliação baseada em tarefas

subsídios para a formação continuada de professores de línguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-15

Palavras-chave:

Tarefa, Avaliação, Letramento em avaliação, Ensino de línguas

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir características da avaliação baseada em tarefas em contextos de aprendizagem de língua estrangeira para identificar necessidades de letramento em avaliação de professores. O trabalho relata os resultados de uma investigação conduzida num centro de línguas público que recentemente havia adotado a metodologia de avaliação por tarefas. Fundamenta-se na literatura sobre ensino de línguas baseado em tarefas (Willis; Willis, 2007; Ellis, 2000; Janowska, 2014), avaliação de desempenho (McNamara, 1996; Coombe, 2018) e avaliação para/como aprendizagem (Black et al., 2003; Brookhart, 2013; Carless, 2007; Coombe; Folse; Hubley, 2007; Earl, 2013). Participaram da pesquisa três professoras que lecionavam diferentes níveis de proficiência na escola.  Os dados foram coletados por meio de observações de aulas, notas de campo, entrevistas e análise documental. Todos os instrumentos avaliativos utilizados pelas participantes foram analisados quanto a suas características, e os procedimentos empregados foram observados durante a totalidade das aulas lecionadas no período de um semestre letivo. Os resultados indicam o emprego de poucas tarefas de fato, escassez de autenticidade, e oferta de feedback essencialmente corretivo. Em decorrência disso, permitem apontar a necessidade de investimento no letramento em avaliação de professores de línguas para que possam refinar seus conhecimentos sobre tarefas e aprimorar suas práticas avaliativas, de modo a desenvolverem práticas, não apenas mais válidas e confiáveis, como também com maior potencial para orientar a aprendizagem. 

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Ferreira de Morais, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal/CIL 1 de Brasília

Mestrado em Linguística Aplica pela Universidade de Brasília (2022). Centro Interescolar 1 de Brasília. 

Vanessa Borges-Almeida, UnB

Doutora em Estudos Lingüísticos pela UNESP São José do Rio Preto e professora associada da Universidade de Brasília. 

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Publicado

09.04.2024

Como Citar

MORAIS, A. L. F. de; BORGES-ALMEIDA, V. Avaliação baseada em tarefas: subsídios para a formação continuada de professores de línguas. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1815, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-15. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/71625. Acesso em: 30 dez. 2024.