Feminismo e liberdade

o léxico e as representações sociais em anúncios publicitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-19

Palavras-chave:

Léxico, Discurso, Feminismo, Publicidade, Feminismo da mercadoria

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão sobre a representação, por meio do léxico, do valor da liberdade feminina em anúncios publicitários de marcas da indústria da beleza. Entende-se que a utilização de lexias representativas do discurso feminista na publicidade é uma estratégia de apropriação comercial para atingir um público-alvo e que, consequentemente, contribui para uma despolitização de valores feministas, que passam a ser divulgados como produtos a serem consumidos. Para a análise, partiu-se da transcrição de anúncios audiovisuais produzidos entre 2015 e 2021, selecionando trechos em que aparecem unidades lexicais que simbolizam a liberdade das mulheres, tais unidades foram determinadas como representativas do léxico feminista, com base em um Corpus do Léxico Feminista, denominado Lex-Fem (Antonio, 2022). Constatou-se a presença de lexias que representam o ideal da liberdade em enunciados relacionados aos produtos anunciados e a práticas que, tradicionalmente, não se distanciam de imposições feitas paras as mulheres. Além disso, os excertos analisados revelam que o discurso construído nos comerciais não representa a categoria das mulheres em sua heterogeneidade, resultando em produções que dialogam mais diretamente com mulheres brancas e de classes socioeconômicas privilegiadas, indo na direção oposta ao que é proposto pelos discursos feministas, que objetivam uma luta coletiva e plural, visando atender às reivindicações específicas de diferentes mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Denise Bordin da Silva Antonio, UNESP de São José do Rio Preto

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 

Angélica Karim Garcia Simão, UNESP de São José do Rio Preto

Doutora em Letras (Língua Espanhola) pela Universidade de São Paulo (USP/2009). Atualmente atua como professora assistente doutora na UNESP (São José do Rio Preto), no curso de Bacharelado em Letras com habilitação em Tradutor. 

Referências

ANTONIO, D. B. S. Representação no léxico: a apropriação do discurso feminista em anúncios publicitários. 2022. 180 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto, 2022.

BALLARD, J. Over one-third of coupled women are financially dependent on their partner. Disponível em: https://today.yougov.com/topics/lifestyle/articlesreports/2021/05/27/financial-dependence-couples-partner-poll-data. Acesso em: 27 maio 2021.

BARROSO, A.; BROWN, A. Gender pay gap in U.S. held steady in 2020. Disponível em: https://www.pewresearch.org/fact-tank/2021/05/25/gender-pay-gap-facts/. Acesso em: 25 maio 2021.

BIDERMAN, M. T. C. A estruturação mental do léxico. In: QUEIROZ, T. A. Estudos de Filologia e Lingüística, São Paulo: T. A. Queiroz/Edusp, 1981, p. 131-145.

BLAZINA, C.; DESILVER, D. A record number of women are serving in the 117th Congress. Disponível em: https://www.pewresearch.org/fact-tank/2021/01/15/a-recordnumber-of-women-are-serving-in-the-117th-congress/. Acesso em: 15 jan. 2021.

BRANDÃO, R. Resultados Natura & Co do Brasil para Avon estão acima da expectativa. Disponível em: https://valorinveste.globo.com/mercados/rendavariavel/empresas/noticia/2021/05/13/resultados-natura-andco-do-brasil-para-avon-estaoacima-da-expectativa.ghtml. Acesso em: 13 maio 2021.

CENTENERA, M.; MOLINA, F. R. Argentina legaliza o aborto e se põe na vanguarda dos direitos sociais na América Latina. Disponível em: https://brasil.elpais.com/internacional/2020-12-29/votacao-historica-no-senado-de-projetopara-legalizar-aborto-na-argentina.html. Acesso em: 29 dez. 2020.

CORRÊA, A. Aborto nos EUA: como avanço no tratamento de prematuros torna debate mais complexo. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60257468. Acesso em: 8 fev. 2022.

CRENSHAW, K. Demarginalizing the Intersection of Race and Sex: A Black Feminist Critique of Antidiscrimination Doctrine, Feminist Theory and Antiracist Politics. University of Chicago Legal Forum, v. 1989, n. 1.

EBERHARD, D. M., SIMONS, G. F.; FENNIG, C. D. (org.). Ethnologue: Languages of the World. 25. ed. Dallas, Texas: SIL International. 2022. Disponível em: https://www.ethnologue.com/guides/ethnologue200.

ESMERALDINO, G. Qual a função do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos? Disponível em: https://institutoaurora.org/ministerio-da-mulher-da-familia-e-dosdireitos-humanos/. S. d.

FEMINICÍDIO ou femicídio. Observatório de Igualdade de Gênero da América Latina e do Caribe, das Nações Unidas. Disponível em: https://oig.cepal.org/pt/indicadores/feminicidioou-femicidio. S. d.

GENDER balance in parliament. Institute For Government. Disponível em: https://www.instituteforgovernment.org.uk/publication/gender/parliament. 2022.

GOLDMAN, R. Reading Ads Socially. New York: Routledge, Taylor & Francis e-Library, 1992.

GUTTMANN, A. Beauty and cosmetics advertising in the U.S. - statistics & facts. Disponível em: https://www.statista.com/topics/8105/beauty-and-cosmetics-advertising-in-theus/#dossierKeyfigures. 21 jun. 2021.

HAMLIN, C.; PETERS, G. Consumindo como uma garota: subjetivação e empoderamento na publicidade voltada para mulheres. Lua Nova, São Paulo, 103: 167-202, 2018. DOI https://doi.org/10.1590/0102-138/103

HENRIQUES, C. C. Léxico e Semântica: estudos produtivos sobre palavra e significação. Rio de Janeiro: AltaBooks, 2018.

LARA, L. F. Curso de Lexicología. México: El Colegio de México, 2006.

LITMAN, T. G. El sector de la cosmética en Perú prevé un crecimiento de al menos un 7% en 2021. Disponível em: https://pe.fashionnetwork.com/news/El-sector-de-la-cosmetica-enperu-preve-un-crecimiento-de-al-menos-un-7-en-2021,1285277.html. Acesso em: 8 mar. 2021.

MANIFESTANTES pedem legalização do aborto no Peru. IstoÉ. Disponível em: https://istoe.com.br/manifestantes-pedem-legalizacao-do-aborto-no-peru/. Acesso em: 28 set. 2021.

MELLO, K. Com pouca representatividade política, mulheres ainda buscam direitos. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2021-03/com-poucarepresentatividade-politica-mulheres-ainda-buscam-direitos. Acesso em: 9 mar. 2021.

MIGUEL, L. F.; BIROLI, F. Feminismo e política: uma introdução. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2014.

MORTALIDADE materna. Observatório de Igualdade de Gênero da América Latina e do Caribe, das Nações Unidas. Disponível em: https://oig.cepal.org/pt/indicadores/mortalidadematerna. S. d.

NATURA & Co Annual Report. Disponível em: https://www.naturaeco.com/pt-br/relatorioanual/. 2020.

NOLSOE, E. One in three women in relationships are financially dependent on their partner. Disponível em: https://yougov.co.uk/topics/lifestyle/articles-reports/2021/05/05/one-threewomen-relationships-are-financially-depe. Acesso em: 5 maio 2021.

O SURPREENDENTE mercado de beleza no Brasil e seu público. Negócios SC. Disponível em: https://negociossc.com.br/blog/o-surpreendente-mercado-de-beleza-no-brasil-e-seupublico. Acesso em: 18 jan. 2021.

POPULAÇÃO sem renda própria por sexo. Observatório de Igualdade de Gênero da América Latina e do Caribe, das Nações Unidas. Disponível em: https://oig.cepal.org/pt/indicadores/populacao-sem-renda-propria-sexo. S. d.

PROCTER & Gamble Annual Report 2020. P&G US. Disponível em: https://us.pg.com/annualreport2020/financial-highlights/. 2021.

RELATÓRIO Anual Natura 2020. Disponível em: https://static.rede.natura.net/html/sitecf/br/05_2021/relatorio_anual/Relatorio_Anual_Natura_GRI_2020.pdf.2021

SALOMÃO, K. Com novos negócios, Grupo Boticário cresce 9% no ano. Disponível em: https://exame.com/negocios/com-novos-negocios-grupo-boticario-cresce-9-no-ano/. Acesso em: 13 fev. 2020.

TEMPO total de trabalho. Observatório de Igualdade de Gênero da América Latina e do Caribe, das Nações Unidas. Disponível em: https://oig.cepal.org/pt/indicadores/tempo-totaltrabalho. S. d.

TERLEP, S. Schick Owner Edgewell Personal Care Buys Women’s Razor Brand Billie. 29 nov. 2021. Disponível em: https://www.wsj.com/articles/schick-owner-buys-womens-razorbrand-billie-for-310-million-11638222296.

THE ABORTION (Northern Ireland) Regulations 2020. Disponível em: https://www.legislation.gov.uk/uksi/2020/345/part/2/made. 2020.

TIMELINE of Attacks on Abortion: 2009–2021. Planned Parenthood. Disponível em: https://www.plannedparenthoodaction.org/issues/abortion/abortion-central-historyreproductive-health-care-america/timeline-attacks-abortion. 2021.

UNILEVER Annual Report and Accounts 2019. Disponível em: https://www.annualreports.com/HostedData/AnnualReportArchive/u/LSE_ULVR_2019.pdf. 2020.

VAN DIJK, T. Discurso, notícia e ideologia: estudos na análise crítica do discurso. 2. ed. Tradução: Zara Pinto-Coelho. Porto: Campo das Letras, 2005.

VENDAS de HPPC crescem 4,7% em 2020 e totalizam R$122,4 bilhões. Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), 27 maio 2021. Disponível em: https://abihpec.org.br/vendas-de-hppc-crescem-47-em-2020-etotalizam-r-1224-bilhoes/

Downloads

Publicado

07.05.2024

Como Citar

ANTONIO, D. B. da S.; SIMÃO, A. K. G. Feminismo e liberdade: o léxico e as representações sociais em anúncios publicitários. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1819, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-19. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/71163. Acesso em: 8 nov. 2024.