Feminismo e liberdade

o léxico e as representações sociais em anúncios publicitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-19

Palavras-chave:

Léxico, Discurso, Feminismo, Publicidade, Feminismo da mercadoria

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão sobre a representação, por meio do léxico, do valor da liberdade feminina em anúncios publicitários de marcas da indústria da beleza. Entende-se que a utilização de lexias representativas do discurso feminista na publicidade é uma estratégia de apropriação comercial para atingir um público-alvo e que, consequentemente, contribui para uma despolitização de valores feministas, que passam a ser divulgados como produtos a serem consumidos. Para a análise, partiu-se da transcrição de anúncios audiovisuais produzidos entre 2015 e 2021, selecionando trechos em que aparecem unidades lexicais que simbolizam a liberdade das mulheres, tais unidades foram determinadas como representativas do léxico feminista, com base em um Corpus do Léxico Feminista, denominado Lex-Fem (Antonio, 2022). Constatou-se a presença de lexias que representam o ideal da liberdade em enunciados relacionados aos produtos anunciados e a práticas que, tradicionalmente, não se distanciam de imposições feitas paras as mulheres. Além disso, os excertos analisados revelam que o discurso construído nos comerciais não representa a categoria das mulheres em sua heterogeneidade, resultando em produções que dialogam mais diretamente com mulheres brancas e de classes socioeconômicas privilegiadas, indo na direção oposta ao que é proposto pelos discursos feministas, que objetivam uma luta coletiva e plural, visando atender às reivindicações específicas de diferentes mulheres.

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Biografia do Autor

Denise Bordin da Silva Antonio, UNESP de São José do Rio Preto

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 

Angélica Karim Garcia Simão, UNESP de São José do Rio Preto

Doutora em Letras (Língua Espanhola) pela Universidade de São Paulo (USP/2009). Atualmente atua como professora assistente doutora na UNESP (São José do Rio Preto), no curso de Bacharelado em Letras com habilitação em Tradutor. 

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Publicado

07.05.2024

Como Citar

ANTONIO, D. B. da S.; SIMÃO, A. K. G. Feminismo e liberdade: o léxico e as representações sociais em anúncios publicitários. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1819, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-19. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/71163. Acesso em: 21 dez. 2024.