Programas Sociais
o processo de nominalização em uma perspectiva articulatório-enunciativa
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL45-v15n1a2021-4Palavras-chave:
Formação Nominal, Processo articulatório, Programas Sociais, Semântica da EnunciaçãoResumo
O presente artigo teve por finalidade analisar as nomeações de Programas Sociais realizadas por meio de formações nominais (FN), a fim de verificar como tais formações se constituem interna e externamente e, uma vez constituídas, em qual(is) domínio(s) discursivo(s) elas se ancoram, ou seja, quais traços histórico-sociais atuam na enunciação dessas formas. Para tanto, nosso trabalho ancorou-se nos pressupostos teóricos estabelecidos pela Semântica da Enunciação. Nessa direção, tomamos como objeto específico de análise as nomeações dos Programas Amigos da Escola; Bolsa Família; Ciência sem Fronteiras; Fome Zero e Minha Casa, Minha Vida. De posse dessas FNs, analisamos como se manifesta o processo articulatório entre os nomes-núcleos e os determinantes, enquanto elementos de perspectivação. Como resultado de nossa análise, constatamos que as FNs em observação se articulam de forma sub e internominal, conforme postulados de Dias (2018). Além disso, observamos, também, que a significação dos elementos das formações nominais ocorre em “bloco”, não isoladamente, tampouco somente por um processo de composicionalidade. Dito de outro modo: a construção dos efeitos de sentido desses elementos é, antes de tudo, social, histórica e, portanto, enunciativa.
Downloads
Métricas
Referências
BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral II. Campinas: Pontes, 2. ed., 2006.
BRASIL. Lei nº 11.977, de julho de 2009. Dispõe sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida – PMCMV e a regularização fundiária de assentamentos localizados em áreas urbanas. Planalto: 2009a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20072010/2009/lei/l11977.htm. Acesso em: 01 jun. 2018.
CEGALLA, D. P. Dicionário escolar da língua português. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.
CEGALLA, D. P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48. ed. revisada. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
CHIERCHIA, G. Semântica. Campinas: UNICAMP/ EDUEL, 2003.
DALMASCHIO, L.; LACERDA, P. B. G.; DIAS, L. F. Nomeações da Copa do Mundo no Brasil: Enunciação e Direções Argumentativas. Revista da Anpoll. nº 39, p. 49-61, Florianópolis, jul./ago. 2015. DOI https://doi.org/10.18309/anp.v1i39.918
DIAS, L. F. Os sentidos da liberdade no mundo wiki. In: SCHONS, C. R.; CAZARIN, E. A. (org.) Língua, escola e mídia – en(tre)laçando teorias, conceitos e metodologias. Passo Fundo: Editora Universitária de Passo Fundo, 2011, p. 272-287.
DIAS, L. F. O adjetivo na formação nominal: uma abordagem enunciativa. Web Revista Discursividade, Campo Grande, v. 9, p. 1-10, 2012.
DIAS, L. F. Formações nominais designativas da língua do Brasil: uma abordagem enunciativa. Letras, Santa Maria, v. 23, n. 46, p. 11-22, jan./jun. 2013a. DOI https://doi.org/10.5902/2176148511723
DIAS, L. F. Pertinência enunciativa e sustentação referencial: nos limites do sintático e do semântico. Desenredo, Passo Fundo, v. 9, n. 2, p. 389-398, 2013b. DOI https://doi.org/10.5335/rdes.v9i2.3855
DIAS, L. F. A "linguagem cidadã" em questão: uma abordagem enunciativa. In: BRESSANIN, J. A.; ZATTAR, N.; KARIM, T. M.; DI RENZO, A. M. (org.). Linguagem e interpretação: a institucionalização dos dizeres na história. Campinas: Editora RG, 2013c. p. 211-222.
DIAS, L. F. Enunciação e relações linguísticas. Campinas: Pontes, 2018.
GUIMARÃES, E. Semântica do acontecimento. Campinas: Pontes, 4. ed., 2017.
GUIMARÃES, E. Semântica Enunciação e Sentido. Campinas: Pontes, 2018.
GUIMARÃES, I. C. T. O conceito de substantivo em uma perspectiva enunciativa. In: DIAS, L. F.; LACERDA, P. B. G.; DALMASCHIO, L. Enunciação e Materialidade Linguística. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2015.
PERINI, M. A. Gramática descritiva do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagem na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. p. 11-31.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Edna Silveira, Luciani Dalmaschio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.