O movimento identitário dos indígenas

cyberbullying e discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL35-v12n3a2018-3

Palavras-chave:

Identidade, Discurso, Cyberbullying, Povos indígenas

Resumo

Este trabalho tem por objetivo identificar e problematizar, por meio da Análise do Discurso de origem francesa (CORACINI, 2007; PÊCHEUX, 1988) e de uma perspectiva discursivo-desconstrutiva e transdisciplinar, representações de/sobre sujeitos indígenas incluídos no mercado de trabalho produzidas na rede social Facebook. Partimos do pressuposto de que os discursos postados por indígenas e brancos acerca do indígena no mercado de trabalho estão a inscrever-se em um novo acontecimento discursivo: o cyberbullying. O corpus desta pesquisa reúne regularidades contidas em um recorte de publicações coletadas on-line (posts ou comentários), que estão/foram divulgadas na mídia Facebook, em 8 de novembro de 2012. O processo analítico se dá pelo método arqueogenealógico (FOUCAULT, 1990; 2007), entendendo que, a partir da materialidade, é possível compreender os sentidos, as regularidades enunciativas, as formações discursivas e os interdiscursos que ecoam na memória discursiva dos dizeres inscritos nesse ambiente virtual.

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Biografia do Autor

Vania Maria Lescano Guerra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

tem doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP de Araraquara, e Pós-doutorado em Linguística Aplicada pelo IEL, UNICAMP. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-graduação em Letras (mestrado e doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, e do Programa de Mestrado em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Campo Grande. Coordena o Diretório de grupos de pesquisa no CNPq: "O processo identitário do indígena de Mato Grosso do Sul: análise documental e midiática da luta pela terra" (UFMS).

Fabiana Ferrari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

raduação em psicologia na Faculdades Adamantinenses Integradas- FAI. Tem experiência na área de Psicologia, (clínica, instituições organizacionais, escolares, sociais). Mestranda pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Letras (linguística), área de concentração: Estudos Linguísticos. Atua, especialmente, nos seguintes temas: língua(gens); Análise do Discurso; subjetividade(s); discurso; educação; exclusão e inclusão; cidadania. (Texto informado pelo autor

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Publicado

21.09.2018

Como Citar

GUERRA, V. M. L.; FERRARI, F. O movimento identitário dos indígenas: cyberbullying e discurso. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 3, p. 1428–1452, 2018. DOI: 10.14393/DL35-v12n3a2018-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/40487. Acesso em: 26 jul. 2024.