Aquisição do português brasileiro como língua de herança em contato com o italiano

considerações acerca das interferências linguísticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL34-v12n2a2018-23

Palavras-chave:

Português língua de herança, Interferência linguística, Bilinguismo, Línguas em contato

Resumo

As dinâmicas das interferências linguísticas entre o português brasileiro e o italiano podem ou não influenciar na aquisição do português como língua de herança? A sociolinguística forma o embasamento teórico deste artigo a fim de compreeender a percepção dos pais brasileiros acerca das distâncias sociolinguísticas e culturais entre as duas línguas. A partir de um questionário realizado aos genitores evidencia-se alguns pontos em comum entre os dois países, no binômio língua-cultura, que podem ou não interferir no processo de manutenção do português como língua de herança em contexto italófono.

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Biografia do Autor

Ana Luiza Oliveira de Souza, Università di Pisa

 

Universitá di Pisa, UNIPI, Itália

Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor concursado madre-língua para o ensino do Português Brasileiro.

Função: Professor Leitor de Língua Portuguesa; Preparação de material didático, audiovisivo, e preparação de exames de níveis de Português Língua Estrangeira.

Desde março de 2016 é Colaboradora Esperta Linguística (CEL), professora do Leitorado de Língua Portuguesa Brasileira pela Università di Pisa, para o Departamento de Filologia, Letterature e Linguistica.

Em 2014 iniciou o trabalho voluntário com a associação Casa do Brasil em Florença, com atividades de leituras em português para crianças bilíngues brasileiras, atuando com o Português como Língua de Herança (PLH).

Atualmente trabalha nas áreas com pesquisas sobre o ensino do PLE e PLH (Português como Língua de Herança). 

Desde 2006 na Italia, é também Tradutora juramentada pelo Tribunal de Florença, traduzindo textos, diplomas e documentos em geral. (Trabalho Free Lancer).

Tem experiências na área de alfabetização como professora, ensinando em Escolas Públicas do Rio de Janeiro por 6 anos, trabalhou com teatro-educação na Prefeitura do Rio de Janeiro (de 2003 a 2006 como Professor II) com atividades artísticas ajudando a inclusão escolar de crianças especiais. Foi também Professor na SEE do RJ, de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira de 2004 a 2006. Na Itália trabalha com o ensino do Português como Língua Estrangeira (PLE) em escolas particulares de Línguas desde 2008, e como oficineira em associações culturais italianas. 

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Publicado

29.06.2018

Como Citar

OLIVEIRA DE SOUZA, A. L. Aquisição do português brasileiro como língua de herança em contato com o italiano: considerações acerca das interferências linguísticas. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 1294–1329, 2018. DOI: 10.14393/DL34-v12n2a2018-23. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/40355. Acesso em: 27 jul. 2024.