A relação entre leitura e produção textual na universidade

aspectos referentes à intersubjetividade

Autores

  • Lia Emília Cremonese

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL33-v12n1a2018-25

Palavras-chave:

Ensino de língua portuguesa, Enunciação, Leitura e escrita

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar a hipótese de que a experiência com uma leitura que considera a instância enunciativa da intersubjetividade como produtora de sentidos acarreta mudanças na relação do aluno com seu ato de escrita. Tal hipótese pode ser verificada a partir de relatos de alunos universitários de pós-graduação. Para isso, inicialmente verifica-se que espaço ocupa o texto no ensino de língua portuguesa no Brasil e explicita-se uma breve noção de texto. Em seguida, apresenta-se o Programa de Apoio à Graduação – Língua Portuguesa (PAG-LP), foco das análises, e exemplificam-se suas atividades. Na sequência, expõe-se o referencial teórico, fundado na Teoria da Enunciação de Émile Benveniste. Posteriormente, faz-se a contextualização do corpus. Por fim, realiza-se a análise do corpus, formado por recortes de falas de alunos de pós-graduação do PAG-LP. Conclui-se que um trabalho de leitura que explore os elementos ligados à intersubjetividade faz com que haja mudanças na relação do aluno com sua escrita, confirmando a hipótese inicial.

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Biografia do Autor

Lia Emília Cremonese

Doutora e Mestre em Estudos da Linguagem pela UFRGS. Licenciada em Letras e em Jornalismo pela mesma universidade.

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Publicado

06.04.2018

Como Citar

CREMONESE, L. E. A relação entre leitura e produção textual na universidade: aspectos referentes à intersubjetividade. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 1, p. 703–742, 2018. DOI: 10.14393/DL33-v12n1a2018-25. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/38664. Acesso em: 26 jul. 2024.