Modalização em artigos científicos da área da Linguística
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL30-v11n3a2017-17Palavras-chave:
Artigo científico, Modalidades, ArgumentaçãoResumo
Este estudo tem por objetivo analisar as modalidades no gênero artigo científico da área da Linguística e as funções que elas exercem como marcadores de atitudes do falante, verificando sua relação com a argumentatividade nesse gênero de texto. Sabemos que ao produzir textos as pessoas sempre os modalizam. Nossa hipótese é que nos artigos científicos as modalidades têm funções ligadas à argumentação. Para o desenvolvimento da pesquisa, fizemos um estudo teórico do texto e do discurso sob o ponto de vista de Bakhtin (1997) e Travaglia (1991), e investigamos a estrutura argumentativa desse gênero, tomando como base teórica Perelman e Olbrechts-Tyteca (2002). A metodologia que optamos é de caráter qualitativo, focalizando os aspectos linguísticos e sociais do gênero artigo científico da área da Linguística. Neste estudo, observamos que, para ganhar a adesão do leitor, os autores utilizam as modalidades epistêmicas em toda a construção do texto, entretanto, verificamos que esse tipo de modalidade apresenta diferentes funções para cada uma das partes da superestrutura do texto. Já a modalidade volitiva aparece apenas na introdução e no final da conclusão para marcar intenções e pretensões. Observamos também que nos artigos científicos as modalidades mais usadas são as epistêmicas, aléticas e deônticas, enquanto as volitivas e imperativas pouco aparecem.Downloads
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