Por uma Metodologia Multimodal para a análise de games traduzidos/localizados

Autores

  • Bárbara Resende Coelho Universidade Federal de Uberlândia
  • Igor Antônio Lourenço da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL28-v11n1a2017-1

Palavras-chave:

Tradução e localização, Videogames, Metodologia, Multimídia

Resumo

Materiais multimidiáticos requerem metodologias de pesquisa que abranjam todos os seus recursos. Jogos eletrônicos são a epítome da multimídia, reunindo imagens, sons, vídeos, animações, gráficos e textos ao fator da interatividade. Uma metodologia de pesquisa para a tradução e localização de jogos eletrônicos deve ter o potencial de analisar todas essas características. Este estudo tem como objetivo desenvolver uma metodologia de pesquisa de games e suas traduções/localizações que vá além da coleta e análise de “print screens” e abranja a maior quantidade possível dos seus elementos. Utilizando a versão totalmente localizada do jogo Watchdogs como material de pesquisa, mostra-se como ferramentas e tecnologias possibilitam analisar mais do que apenas o conteúdo linguístico de materiais multimidiáticos. Aplicando o software ELAN Language Archive à análise de excertos dublados em português e legendados em inglês do jogo em tela, foi possível identificar padrões em elementos linguísticos e em elementos audiovisuais, bem como correlacioná-los.

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Biografia do Autor

Bárbara Resende Coelho, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda do curso de Bacharelado em Tradução na Universidade Federal de Uberlândia.

Igor Antônio Lourenço da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Professor de Estudos da Tradução na Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

27.12.2016

Como Citar

COELHO, B. R.; DA SILVA, I. A. L. Por uma Metodologia Multimodal para a análise de games traduzidos/localizados. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 1, p. 6–17, 2016. DOI: 10.14393/DL28-v11n1a2017-1. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/32353. Acesso em: 2 nov. 2024.