Desafios na Pesquisa de Leitura, Escrita, Interpretação e Tradução

Uma Homenagem a Márcia Schmaltz (1973*-2018†)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL38-v13n2a2019-1

Palavras-chave:

Tradução, Leitura, Escrita, Interpretação, Metodologia

Resumo

Apresentação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Antônio Lourenço Da Silva, ILEEL - UFU

Professor adjunto do curso de Tradução do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFU). É membro permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL). É também membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e pesquisador associado do Laboratório Experimental em Tradução (LETRA/UFMG). Faz parte da rede internacional de pesquisadores TREC (Translation, Research, Empiricism and Cognition). Tem experiência como tradutor inglês-português-inglês e revisor, principalmente na área acadêmica, nos campos da linguística, medicina, administração e contabilidade. É autor de artigos científicos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. É editor da Revista Letras & Letras e tutor da empresa júnior Babel Traduções.

Aline Ferreira, University of California, Santa Barbara

PhD in Linguistics, Assistant Professor of Spanish and Portuguese at University of California, Santa Barbara.

John W. Schwieter, Wilfrid Laurier University

PhD in Spanish and Linguistics, Professor of Spanish and Linguistics at Wilfrid Laurier University

Referências

ALVES, F. (ed.). Triangulating translation: Perspectives in process oriented research. Amsterdam: John Benjamins, 2003. DOI https://doi.org/10.1075/btl.45

ALVES, F.; PAGANO, A. S.; DA SILVA, I. A. L. Towards an investigation of reading modalities in/for translation: An exploratory study using eyetracking data. In: O'BRIEN, S. (org.). Cognitive explorations of translation. Londres: Continuum, 2011, v. 1. p. 175-196.

ALVES, F.; HURTADO ALBIR, A. Cognitive approaches to translation. In: GAMBIER, Y.; VAN DOORSLAER, L. (ed.). The John Benjamins handbook of translation studies. Amsterdam: John Benjamins, 2010. p. 28-35. DOI https://doi.org/10.1075/hts.1.cog1

BADDELEY, A. D.; HITCH, G. J. Developments in the concept of working memory. Neuropsychology, v. 8, n. 4, p. 485-493, 1994. DOI https://doi.org/10.1037//0894-4105.8.4.485

CARL, M. Translog-II: A program for recording user activity data for empirical reading and writing research. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON LANGUAGE RESOURCES AND EVALUATION, 8., 23-25 May 2012, Istanbul. Proceedings… Istanbul: European Language Resources Association (ELRA), 2012.

ERICSSON, K. A.; HOFFMAN, R. R.; KOZBELT, A.; WILLIAMS, A. M. (ed). The Cambridge handbook of expertise and expert performance. 2. edition. Cambridge: CUP, 2018. DOI https://doi.org/10.1017/9781316480748

FISKE, S. T.; TAYLOR, S. E. Social cognition. Addison-Wesley: Reading, 1984.

GARBARINO, E. C.; EDELL, J. A. Cognitive effort, affect, and choice. Journal of Consumer Research, v. 24, n. 2, p. 147-158, set. 1997. DOI https://doi.org/10.1086/209500

JAKOBSEN, A. L.; JENSEN, K. T. H. Eye movement behaviour across four different types of reading task. In: GÖPFERICH, S.; JAKOBSEN, A. L.; MEES, I. (ed.). Looking at eyes: Eye-tracking studies of reading and translation processing. Copenhagen: Samfundslitteratur, 2008. p. 103-124. DOI https://doi.org/10.7202/1011266ar

LEE, T. D.; SWINNEN, S. P.; SERRIEN, D. J. Cognitive effort and motor learning. Quest, v. 46, n. 3, p. 328-344, 1994. DOI https://doi.org/10.1080/00336297.1994.10484130

SCARDAMALIA, M.; BEREITER, C. Literate expertise. In: ERICSSON, K. A.; SMITH, J. (ed.). Toward a general theory of expertise. Cambridge: CUP, 1991. p. 171-194.

SCHMALTZ, M. Resolução de problemas na tradução de metáforas linguísticas do chinês para o português: um estudo empírico-experimental. 2015. 276 p. Dissertation (PhD in Linguistics) – Faculty of Arts and Humanities, University of Macau, Macau, China.

SCHWIETER, J. W.; FERREIRA, A. (ed.). The development of translation competence: Theories and methodologies from psycholinguistics and cognitive science. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2014.

Downloads

Publicado

04.11.2019

Como Citar

DA SILVA, I. A. L.; FERREIRA, A.; SCHWIETER, J. W. Desafios na Pesquisa de Leitura, Escrita, Interpretação e Tradução: Uma Homenagem a Márcia Schmaltz (1973*-2018†). Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 447–461, 2019. DOI: 10.14393/DL38-v13n2a2019-1. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/51418. Acesso em: 12 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.