Cana de açúcar, financiamento público e produção de alimentos no Cerrado
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT71414893Palavras-chave:
Cana de açúcar, Financiamento público, Segurança alimentar, Produção de alimentos, CerradoResumo
A demanda crescente por fontes alternativas de energia incentivou o crescimento da produção das chamadas agroenergias, especialmente o etanol com a ampliação das lavouras de cana no Centro Oeste. Apesar de São Paulo ser o principal produtor nacional, há um expressivo avanço em direção ao Cerrado do Centro Oeste, com especial destaque para o Estado de Goiás, devido à disponibilidade de terras, infraestrutura adequada, mas financiamento público e restrições do zoneamento agroecológico da cana, de 2009. Este estudo procura, a partir do mapeamento da expansão das lavouras de cana para o Cerrado, avaliar sua relação com a produção de alimentos. Tomando dados dos levantamentos do IBGE e da CONAB, relacionar com a dinâmica de outras culturas, especialmente arroz, milho e leite em Goiás.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
20-08-2012
Como Citar
SAUER, S.; PIETRAFESA, J. P. Cana de açúcar, financiamento público e produção de alimentos no Cerrado . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 7, n. 14 Ago., 2012. DOI: 10.14393/RCT71414893. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/14893. Acesso em: 3 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.