Educação do campo e desigualdade social

um panorama preliminar de pesquisas recentes

Autores

  • Gilmar Vieira Freitas Universidade Federal de Goiás (UFG) https://orcid.org/0000-0003-0909-3920
  • José Paulo Pietrafesa Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT174612

Palavras-chave:

Educação do Campo, Desigualdades sociais, Formação de jovens e adultos

Resumo

O presente texto tem como objetivo discutir questões relacionadas às desigualdades sociais como tema presente em estudos sobre Educação do Campo. Este estudo, fruto de leituras e reflexões realizadas a partir de levantamento para construção de tese, buscou compreender a construção conceitual sobre a dicotomia Educação do Campo versus desigualdades no cotidiano das vivências de jovens trabalhadores nos espaços rurais. O desenvolvimento deste trabalho teve como percurso metodológico uma pesquisa na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com a utilização do termo de busca desigualdade AND “educação do campo”, que resultou na seleção de teses e dissertações com a temática deste artigo. A categoria “desigualdade” encontrou nas reflexões de Patto (1999) seu fundamento, ampliando as reflexões sobre Educação do Campo para um vasto conjunto de autores. Os resultados apontaram que o tema da desigualdade atravessa os estudos analisados como desafio fundante a ser enfrentado na formação dos educadores do campo, na Educação de Jovens e Adultos com necessidades específicas, na proteção do meio ambiente, na produção agrícola sustentável e na implementação da Pedagogia da Alternância. As desigualdades têm contribuído para o fechamento de escolas do campo, o que assola ainda mais os desafios de se viver no campo brasileiro.

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Biografia do Autor

Gilmar Vieira Freitas, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Luziânia, GO, Brasil.

José Paulo Pietrafesa, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Pós-doutor pelo Programa de Pós-graduação em Geografia pela UFG. Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília. Mestre em Educação pela UFG. Graduado em
Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela UFG. Professor na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG. Coordena o Núcleo de
Estudos Rurais e Educação do Campo. E-mail: jose_pietrafesa@ufg.br.

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Publicado

26-10-2022

Como Citar

FREITAS, G. V.; PIETRAFESA, J. P. Educação do campo e desigualdade social: um panorama preliminar de pesquisas recentes. Revista Campo-Território, Uberlândia-MG, v. 17, n. 46 Ago., p. 272–290, 2022. DOI: 10.14393/RCT174612. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/66511. Acesso em: 28 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos