Educação do campo e desigualdade social
um panorama preliminar de pesquisas recentes
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT174612Palavras-chave:
Educação do Campo, Desigualdades sociais, Formação de jovens e adultosResumo
O presente texto tem como objetivo discutir questões relacionadas às desigualdades sociais como tema presente em estudos sobre Educação do Campo. Este estudo, fruto de leituras e reflexões realizadas a partir de levantamento para construção de tese, buscou compreender a construção conceitual sobre a dicotomia Educação do Campo versus desigualdades no cotidiano das vivências de jovens trabalhadores nos espaços rurais. O desenvolvimento deste trabalho teve como percurso metodológico uma pesquisa na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com a utilização do termo de busca desigualdade AND “educação do campo”, que resultou na seleção de teses e dissertações com a temática deste artigo. A categoria “desigualdade” encontrou nas reflexões de Patto (1999) seu fundamento, ampliando as reflexões sobre Educação do Campo para um vasto conjunto de autores. Os resultados apontaram que o tema da desigualdade atravessa os estudos analisados como desafio fundante a ser enfrentado na formação dos educadores do campo, na Educação de Jovens e Adultos com necessidades específicas, na proteção do meio ambiente, na produção agrícola sustentável e na implementação da Pedagogia da Alternância. As desigualdades têm contribuído para o fechamento de escolas do campo, o que assola ainda mais os desafios de se viver no campo brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.