Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O trabalho deve ser original, não deve ter sido publicado em nenhum outro periódico, livros ou anais de eventos e não está sendo avaliada publicação por outra revista. Trabalhos publicados em anais de eventos podem ser aceitos, se o manuscrito for modificado para oferecer uma proporção significativa de elementos sem precedentes que justifiquem uma nova publicação. É obrigatória a informação de publicação de versão preliminar em eventos, com a indicação do link do artigo no campo “comentários para o editor” do sistema de submissão, caso se aplique.
  • Será permitida a publicação de um artigo por autor(es) ou coautor (es) em cada número; cada autor só poderá publicar um artigo por ano na revista. A política editorial da Campo Território limita o número de envio de artigos, por autor, a duas submissões por ano, independentemente de sua posição na autoria.
  • O número máximo de autores(as) permitidos por artigo é 3 (três), não sendo permitida a inserção de novos autores(as) após submissão do manuscrito. Em lugar apropriado do trabalho (página frontal, rodapé ou apêndice ao texto, nos casos justificados, de trabalhos ou projetos de pesquisa coletivos, a inclusão de número maior de autores deve ser comunicada ao Editor no campo para “Discussão da pré-avaliação” no sistema de submissão, informando motivos da inclusão, forma de colaboração no trabalho. Cada autor deve ter participado ativamente do processo de desenvolvimento do manuscrito para poder assumir a responsabilidade pelo seu conteúdo. Outras pessoas que constem no trabalho cuja participação não mereça autoria precisam dar permissão antes de ser citadas.
  • Todos os autores do texto estão inclusos nos metadados da submissão, com as respectivas informações, nomes sem abreviaturas, e-mail, atuação profissional e/ou formação acadêmica (a informação completa é essencial para a avaliação), inclusive o código ORCiD.
  • Os autores declaram que o texto utiliza apropriadamente as regras de citação, evitando o que pode ser considerado plágio acadêmico. Além disso, os autores têm ciência de que plágio se configura crime contra a propriedade intelectual (Lei 10.695, de 01 de Julho de 2003).
  • É obrigatório o uso da Folha de Estilo, que encontra-se no menu de navegação, para a composição dos trabalhos.

Diretrizes para Autores

Prazos de submissão de artigos

A Campo-Território é uma revista eletrônica dedicada aos temas da Geografia Agrária, com publicação quadrimestral, e recebe artigos em fluxo contínuo, conforme os prazos de submissão indicados abaixo:
Edição de Abril: até 31 de março
Edição de agosto: até 31 de julho
Edição de Dezembro: até 30 de novembro
Edições Especiais/Dossiês Temáticos: de acordo com cada Chamada
 
UTILIZAR FOLHA DE ESTILO PARA COMPOSIÇÃO DOS TRABALHOS, disponível aqui.

Serão aceitos para publicação na Campo-Território: Revista de Geografia Agrária artigos inéditos, resultados de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual, resultantes de mestrado, de doutorado ou de densidade similar sobre tema próprio à Ciência Geográfica e da área de Geografia Agrária.

A equipe editorial da revista julgará a pertinência da publicação de artigos oriundos de áreas afins (p. ex. necessariamente devem incluir abordagem territorial/espacial, teorias agrárias, questão agrária, desenvolvimento territorial, relações campo-cidade, transformações no espaço agrário etc.). Textos não voltados ao escopo do periódico serão excluídos da lista de avaliação.

Serão aceitos artigos em português, inglês, francês ou espanhol, desde que correspondam ao idioma original do (s) autor (es).

Autores brasileiros que submeterem textos completos em inglês devem disponibilizá-los também em português no momento da submissão. Os títulos em inglês, sempre que fizerem menção a alguma localidade, devem trazer a sua descrição completa (ex.: Uberlândia, Minas Gerais - Brazil). Baixa qualidade na redação do texto em inglês implicará na sua imediata rejeição.

A publicação de artigo que traz resultados de pesquisa envolvendo seres humanos e realizadas no Brasil deve conter a autorização do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Artigos de autores(as) estrangeiros(as) devem seguir as normas éticas do seu país de origem.

Os trabalhos submetidos à Campo-Território: Revista de Geografia Agrária devem possuir a seguinte extensão:

  • Artigos: entre 15 a 25 páginas. (Texto completo, incluindo título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol, bem como tabelas, figuras e referências).
  • Relatos de Experiência: entre 5 a 10 páginas.
  • Notas e Resenhas: entre 3 a 5 páginas.
  • Dossiês/ Edição especial: conforme normas.

Identificação do(s) autor(es): A identificação do autor deve ser removida. O nome do autor removido em \"Propriedades do documento\", opção do menu \"Arquivo\" do MS Word.

Em hipótese alguma o(s) autor(es) deve(m) ser identificado(s) (seja no início do texto, ao longo do mesmo ou na organização de Ilustrações ou Tabelas) ou fornecer informações que possibilite a sua identificação (nas fotos, nos agradecimentos etc.). Todos esses dados devem ser inseridos no manuscrito após a sua avaliação, quando os editores solicitarem as correções do artigo para publicação.

Estrutura do texto: O texto deve possuir introdução, desenvolvimento e conclusão ou considerações finais.

A Submissão do trabalho deverá ser feita exclusivamente pelo site da revista para o Editor, que o submeterá a dois membros do Conselho Científico para fazer a avaliação, considerando a originalidade, relevância científica, correção, clareza e qualidade gráfica das ilustrações.

Os pareceres poderão ser de recomendado para publicação, recomendado para publicação com correção ou não recomendado para publicação.

Os trabalhos submetidos à Campo-Território: Revista de Geografia Agrária passam por programa antiplágio antes do envio para avaliação. Trabalhos com plágio, ou excesso de auto plágio serão reprovados. Será aceito auto plágio em caso de resultado de pesquisa (tese ou dissertação), desde que a publicação seja inédita. O julgamento ficará sob responsabilidade da equipe editorial.

A versão final, revisada, deverá ser enviada na formatação do template, com as informações completas dos(as) autores(as), vínculo institucional e financiamento, quando couber. Ao enviar os trabalhos para publicação, o(s) autor(es) está(ão) automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Campo-Território: Revista de Geografia Agrária e, além disso, assumindo que o texto, bem como as ilustrações e tabelas são de sua inteira responsabilidade.

Agradecimentos (opcional): deve estar depois do texto, antes das referências.

Outras observações que possam causar conflitos de interesse no processo de avaliação devem ser especificadas apenas na versão final, tais como: contribuições que merecem reconhecimento, mas não justifiquem autoria; reconhecimento de auxílio técnico; reconhecimento de auxílio financeiro ou material entre outras.

A Campo-Território: Revista de Geografia Agrária não reterá os direitos autorais de artigos não publicados. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na C-T pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da C-T.

Os artigos aprovados serão publicados no site da Revista em fluxo continuo, considerando o regime quadrimestral e prazos de submissão de acordo com o calendário estabelecido: http://www.seer.ufu.br/index.php/campoterritorio

DIRETRIZES DE FORMATAÇÃO E ELEMENTOS DO MANUSCRITO

1 - Formatação: Os artigos deverão ser editados em MS Office 2000 (Word) ou versões posteriores, em espaço 1,5 fonte Times New Roman, tamanho 12. A configuração da página deve ser A4 (210 x 297 mm) com margens de 3,0 cm (superior, inferior, direita e esquerda). Tamanho máximo do arquivo: 12 MB com as imagens.  
 

Os artigos devem ser editados conforme a Folha de Estilo disponível na página da revista.

2 - Título do trabalho: em português e um correspondente em língua estrangeira: inglês, francês ou espanhol) deve aparecer centralizado com fonte Times New Roman, tamanho 14 e em negrito e letras maiúsculas e minúsculas. Após o título, recuado à direita, deve estar o nome dos autores (fonte tamanho 12, negrito e espaçamento 1,5). Na parte inferior da primeira página inserir a titulação e a identificação da instituição a que pertencem, bem como o(s) correio(s) eletrônico(s) do(s) autor(es) (fonte tamanho 10 e espaçamento simples).

3 - Resumo em português e outro resumo correspondente em língua estrangeira: inglês, francês ou espanhol com um máximo 250 palavras, em espaço simples e uma relação de três a cinco palavras-chave descritoras do conteúdo do trabalho apresentadas em português e em língua estrangeira: inglês, francês ou espanhol. Não usar tradutor automático. Recomenda-se passar por revisão de profissional especializado. As palavras-chave devem ser separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto e devem ser grafadas por letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos (ABNT NBR 6028 – resumos- 2021).

4 - Estrutura do texto: deve ser dividida em partes não numeradas e com subtítulos (fonte tamanho 12, negrito, primeira letra maiúscula e sem tabulação). É necessário conter Introdução e Conclusão ou Considerações Finais ou ainda outra forma de síntese final.

5 - Ilustrações (ABNT NBR 14724/abril 2011) e tabelas devem ser referidas no texto e numeradas de acordo com a sequência.
As ilustrações (gráficos, mapas, fotografias, desenhos, esquemas, fluxogramas, organogramas, plantas,  figuras e outros) devem estar em formato GIF ou JPG (resolução mínima de 300 dpi), já inseridas no corpo do texto. Sua identificação deve ser feita na parte superior, antecedida pelo seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e respectivo título, que não deve constar no interior da ilustração.

As tabelas devem ser elaboradas de acordo com as Normas de Apresentação Tabular (IBGE, 1993) disponível  aqui

6 - Notas de rodapé: devem ser marcadas com números no alto à direita da palavra e colocadas no rodapé da página, com letra tamanho 10.

7 - Citações diretas e indiretas deverão ser organizadas de acordo com a NBR-10520 da ABNT (julho 2023).

1º - As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem as aspas e com letra Time New Roman tamanho 10 ou 11.

2º - Citações ao longo do texto devem respeitar o seguinte padrão: - sobrenome do autor, data, página, em letras maiúsculas e minúsculas: Silva (1997, p. 54) e, quando estiverem entre parênteses, também devem ser grafadas em letras maiúsculas e minúsculas: (Silva, 1997, p. 54). O manuscrito deverá seguir as normas de citações recentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), disponível aqui.

Todos os links/ endereços \"URL\" no texto (ex.: http://pkp.ubc.ca), incluindo as Referências, devem estar ativos.

8 - Referências: deverão ser organizadas de acordo com as normas da ABNT NBR-6023 (novembro 2018), alinhadas à margem esquerda, fonte Times 12, espaçamento simples, separadas entre si por um espaço simples. 

 
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de email neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.