Internacionalização do setor sucroenergético brasileiro e suas consequências em Goiás

Autores

  • José Paulo Pietrafesa Universidade Federal de Goiás
  • Thiago Brito Steckelberg Centro Universitário de Anápolis (UniEVANG
  • Pedro Araújo Pietrafesa Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT112215

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar o cenário de internacionalização do setor sucroenergético brasileiro e suas consequências, principalmente no estado de Goiás. A primeira parte do trabalho consiste na contextualização das principais correntes do pensamento econômico a respeito da participação do capital externo na economia nacional. Em seguida, serão apresentados os conceitos e diferentes tipos de Investimento Direto Estrangeiro (IDE) e logo depois um breve histórico da participação do capital internacional na economia brasileira. A próxima seção do artigo aborda o investimento externo especificamente na agropecuária e no setor sucroenergético. Por fim, a última seção trata da internacionalização do setor em Goiás, com destaque para os impactos sociais e ambientais desse processo. Pretende-se, com este artigo, realizar contribuições no estudo da internacionalização sucroenergética, destacando suas consequências para a sociedade brasileira como um todo e para o estado de Goiás.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Paulo Pietrafesa, Universidade Federal de Goiás

Sociólogo. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia no Instituto de Estudos Socioambientais (IESA-UFG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFG).

Thiago Brito Steckelberg, Centro Universitário de Anápolis (UniEVANG

Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006). Especialização em Direito Internacional pela Universidade Federal de Goiás (2008). Mestrado em Ciências Ambientais pela UniEvangélica (2015). Tem experiência nas áreas de Geografia e Ciência Política, com ênfase em Política Internacional.

Pedro Araújo Pietrafesa, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (2006), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (2009) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (2013). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professor do Curso de Relações Internacionais e do Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial.

Downloads

Publicado

02-12-2016

Como Citar

PIETRAFESA, J. P.; STECKELBERG, T. B.; PIETRAFESA, P. A. Internacionalização do setor sucroenergético brasileiro e suas consequências em Goiás . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 11, n. 22 Abr., 2016. DOI: 10.14393/RCT112215. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/31155. Acesso em: 7 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos