Ensino de Língua Inglesa no Brasil e no Rio Grande do Sul
Percurso, propostas e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.14393/AM-v17n2-2020-58200Palavras-chave:
Educação no Brasil, Ensino de língua, Língua InglesaResumo
O Brasil, em diferentes momentos da história, evidencia descaso político com a educação e, portanto, com o ensino de línguas estrangeiras. Neste artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, buscou-se relatar e discutir o percurso histórico do ensino de línguas estrangeiras (ELE) em âmbito nacional e no estado do Rio Grande do Sul, com um foco especial na língua inglesa. Dessa forma, este trabalho procura contribuir com a compreensão do processo evolutivo do ELE, desde o Brasil Colônia até os dias atuais, destacando altos e baixos do percurso para compreender a situação atual, as causas e consequências desse processo complexo, polêmico e não tão bem-sucedido como poderia. Também, buscou-se analisar, evidenciar e discutir os aspectos convergentes sobre esse processo, em documentos orientativos educacionais federais e estaduais, que vêm sendo publicados desde a década de 1990. Com isso, o intuito da pesquisa foi compreender a pertinência e as possíveis convergências das propostas desses documentos para o ensino de língua inglesa no sistema educacional público hoje.
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