Atendimento educacional especializado aos alunos surdos nas escolas da Rede Estadual de Caxias, MA

Autores

  • Taynã da Rocha Santos ifma
  • Maria Naece Carvalho da Rocha Dotta

DOI:

https://doi.org/10.14393/AM-v20n1-2023-69898

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado, Alunos surdos, Língua Brasileira de Sinais; Formação continuada; Inclusão.

Resumo

A partir do fortalecimento das discussões referentes à educação inclusiva no Brasil, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos alunos surdos das escolas da rede estadual de Caxias, Maranhão. No que se refere aos alunos surdos o principal ponto a ser questionado é a questão linguística e como a Libras vem sendo trabalhada nesse contexto como língua de instrução desse aluno e se ela serve de alicerce para a sua inclusão e interação com os ouvintes. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, quanti-qualitativa, bibliográfica, de campo, descritiva e exploratória. Foram aplicados questionários semiestruturados aos professores/intérpretes que trabalham no AEE para identificar os recursos utilizados e as especificidades por eles enfrentadas no atendimento aos alunos surdos. Tal estudo pretendeu alcançar resultados que permitiram realizar uma análise da realidade dos alunos surdos da rede estadual de ensino de Caxias, MA.

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Publicado

27.11.2024

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Estudos

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