A MARgem - Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes https://seer.ufu.br/index.php/amargem <p>A MARgem (ISSN: 2175-2516) é uma <strong>revista da graduação</strong>, semestral, acessível em meio eletrônico, que veicula textos elaborados por <strong>graduandos</strong> em Ciências Humanas, Letras e Artes em parceria com seus orientadores. O periódico oportuniza a circulação do conhecimento produzido nos cursos de graduação.</p> pt-BR <p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p> <p>Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a&nbsp;<a href="http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/" target="_blank" rel="noopener">Creative Commons Attribution License</a>, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.</p> <p>Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</p> valeskasouza@ufu.br (Valeska Virgínia Soares Souza) revistaamargem@gmail.com (Revista A MARgem) Thu, 26 Dec 2024 15:27:40 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 O ensino de Artes na Educação Básica no Ensino Fundamental II https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/68430 <p>O ensino de artes no Ensino Fundamental II representa, por sua vez, um processo de ensino-aprendizagem de grande importância para o desenvolvimento cognitivo e social de crianças e adolescentes que correspondem a esse período escolar. A arte se apresenta como sendo ferramenta que oferece grande contribuição no que se refere ao desenvolvimento intelectual e cultural, bem como recurso de socialização e identificação pessoal, o que evidencia a necessidade de sua presença como disciplina obrigatória na formação educacional. Tendo isso em vista, o presente trabalho objetiva apresentar uma Revisão de Literatura, sendo esta voltada a levantar as reflexões de diferentes autores a respeito do ensino de artes para crianças e adolescentes, a forma como a metodologia deve ser aplicada e de que maneira essa efetivação do ensino contribui para o desenvolvimento humano.</p> Dione De Oliveira Rozadas Copyright (c) 2024 A MARgem - Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/68430 Tue, 24 Dec 2024 00:00:00 -0300 Um estudo Bakhtiniano sobre o sujeito Jim Carrey nos enunciados documentário e entrevista https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/71055 <p>A presente pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva, interpretativa e analítica do documentário <em>Jim &amp; Andy: The Great Beyond </em>(Netflix, 2017, 1h34min) e da entrevista <em>Jim Carrey | Characters, Comedy, and Existence | TIFF Long Take </em>(TIFF Originals, 2018, 26min), considerados aqui, enunciados. Nesses enunciados, o sujeito performático Jim Carrey revela nuances a respeito de sua atuação e criação estética, bem como a relação vida e arte que o constitui. Para compreender como se dá a constituição do sujeito performático Jim Carrey perante a alteridade na e pela perspectiva dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin, os enunciados selecionados para análise apontam para o cerne da discussão engendrada: Um estudo bakhtiniano sobre o sujeito Jim Carrey perpassa pelas diferentes instâncias discursivas, tais sejam, <em>eu-para-mim</em>, <em>eu-para-o-outro</em> e o <em>outro-para-mim</em>. Nessa perspectiva, a fim de delimitar as relações possíveis entre conceitos pensados pelos autores do Círculo de Bakhtin e o objeto de estudo, considera-se para a análise as noções de diálogo, enunciado, sujeito. Assim, buscamos compreender que os processos de interação são responsáveis pela constituição do sujeito performático, na arte e na vida, e operam na materialização de discursos que participam do campo dos afetos como, por exemplo, o discurso da existência que promove relação do sujeito com a vida, depressão, arte, morte, solidão, passado, futuro.</p> Othávio Luiz Barbosa Silva, Grenissa Stafuzza Copyright (c) 2024 A MARgem - Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/71055 Tue, 24 Dec 2024 00:00:00 -0300 Inteligência artificial e a revolução da originalidade https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/75404 <p>O artigo investigou o impacto da inteligência artificial (IA) na originalidade da produção de conteúdo, com ênfase nos ritos genéticos e nas práticas autorais. Por meio de suas capacidades preditivas e generativas, a IA reconfigura discussões sobre captura de atenção, recepção de discursos e questões relacionadas à originalidade, copyright e creative commons. Com base em uma revisão bibliográfica abrangente e estudos de caso detalhados, o estudo destacou as implicações éticas e legais que surgem com o uso de algoritmos e máquinas de autoaprendizado na criação autoral. Além disso, o artigo explorou como a IA pode influenciar a maneira como os autores criam e distribuem seu trabalho, bem como as possíveis mudanças nas normas de copyright e nas práticas de licenciamento. Os resultados indicam que, embora a IA ofereça novas oportunidades para a criatividade, também levanta questões importantes sobre a propriedade intelectual e a autenticidade das obras criadas. O estudo concluiu que é essencial desenvolver um quadro regulatório que equilibre a inovação tecnológica com a proteção dos direitos autorais, garantindo que a originalidade e a autoria sejam preservadas em um ambiente cada vez mais dominado por tecnologias avançadas.</p> Denis Ramón Fúnes Flores Copyright (c) 2024 A MARgem - Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/75404 Tue, 24 Dec 2024 00:00:00 -0300 Antologia Poética, de Drummond https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/76166 <p>Este ensaio propõe uma leitura da <em>Antologia poética</em> (1970), de Carlos Drummond de Andrade, destacando o processo pelo qual o autor passa a selecionar e a organizar seus poemas. Drummond, agindo como seu próprio antologista, oferece nova perspectiva sobre sua produção poética ao criar uma narrativa própria e subjetiva de sua obra poética, de <em>Alguma poesia</em> (1930) até <em>Viola de bolso: II</em> (1952). Além disso, a pesquisa explora como a coletânea permite ao autor refletir e dialogar com as fases de sua carreira, destacando temas e estilos específicos que marcam a evolução de sua escrita. A antologia é apresentada como um instrumento de autocrítica e reinvenção artística, em que Drummond busca construir uma identidade literária consistente e coesa. Ao contextualizar a obra dentro da trajetória do autor, o estudo revela a complexidade e a intencionalidade por trás das escolhas de Drummond, tornando a antologia uma peça fundamental para entender sua poética e seu impacto no cenário literário brasileiro.</p> Walisson Oliveira Santos, Dr. Roberto Said Copyright (c) 2024 A MARgem - Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/76166 Tue, 24 Dec 2024 00:00:00 -0300 Formação de leitores crítico-reflexívos e o feminismo leve de Anne Shirley https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/70668 <p>O corpus da pesquisa é composto pela obra literária canadense <em>Anne of Green Gables</em> de Lucy Maud Montgomery, 1908, e sua adaptação em série<em> Anne with an</em> E. A seleção se dá pela possibilidade de dialogar acerca dos assuntos abordados em ambos, enfatizando o feminismo representado pela protagonista. A pesquisa adota uma abordagem hermenêutica e tem como base a formação de leitores com um olhar mais crítico às políticas sociais presentes nas obras literárias e suas adaptações, considerando épocas, culturas e contextos diversos, visto que as linguagens utilizadas nas obras infantis e juvenis são mais simples para o leitor em formação. Faz-se, também, necessário a visualização do cenário da narrativa, portanto, o projeto traz uma proposta que analisa a obra tal como a sua adaptação televisiva. </p> Jhessica Amada de Andrade Copyright (c) 2024 A MARgem - Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/70668 Tue, 24 Dec 2024 00:00:00 -0300 O Quarto de despejo: Diário de uma favelada https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/72938 <p>Este artigo tem como objetivo observar o racismo estrutural dentro da obra Quarto de despejo de Carolina Maria de Jesus. No primeiro momento serão contempladas obras como, <em>O que é racismo estrutural?</em>, de Silvio Almeida e ,<em>Pequeno manual antirracista</em>, de Djamila Ribeiro para embasar o conceito de racismo estrutural e como a educação pode mudar essa realidade. no segundo momento serão consideradas as condutas feministas da autora por ser uma mãe solteira e não se submeter a conjunge de um homem para obter algum tipo de segurança; além de suas convicções acerca da importância da leitura e escrita e em como ela acreditava que isso poderia mudar sua vida. Ademais, será exposto o ponto de vista do editor do livro quando sentiu a necessidade de não corrigir alguns erros ortográficos da autora, a fim de proporcionar uma experiência realista da obra. Embora semianalfabeta, Carolina descreve poeticamente relatos com cunho crítico acerca de temas atemporais. Sucederá uma pesquisa bibliográfica, descritiva com uma abordagem qualitativa, pois pretende-se identificar as características raciais e políticas apontadas no livro.</p> Ellen (ela), Glauco Copyright (c) 2024 A MARgem - Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/72938 Tue, 24 Dec 2024 00:00:00 -0300 A ludicidade e a decolonização na educação infantil https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/75164 <p>A escola é considerada uma instituição importante para o desenvolvimento das potencialidades das crianças. No entanto, a grande maioria das teorias pedagógicas define a escola como um espaço que prepara o indivíduo para a vida. Diante disso, o presente artigo visa analisar como os processos lúdicos que envolvem os jogos e as brincadeiras contribuem para o processo de desenvolvimento dos educandos nas instituições de educação infantil. Para fomentar as discussões, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e, a partir dela, constatou-se a importância da utilização dos processos lúdicos, pois é por meio deles que ocorrem experiências inteligentes e reflexivas, praticadas com emoção, prazer e seriedade. Além disso, foi possível considerar que as atividades lúdicas permitem à criança transitar entre o mundo imaginário e o real, estabelecendo uma conexão entre esses dois universos. Esse contato estimula o desenvolvimento de habilidades essenciais, como a criatividade e a capacidade de relacionar diferentes conhecimentos. Dessa forma, a criança desenvolve sua linguagem gradualmente e aprende a dominar diversos tipos de informação.</p> Melina Carminati, Mirtho Carminati Copyright (c) 2024 A MARgem - Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/75164 Tue, 24 Dec 2024 00:00:00 -0300 A pop art no cenário brasileiro do século XX pela obra de Nelson Leirner https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/76115 <p>Este artigo analisa a produção artística de Nelson Leirner com o objetivo de levantar os fundamentos da <em>Pop Art</em> em território brasileiro. Conectando a sua carreira profissional ao contexto histórico-social nacional do período, o trabalho contempla os temas explorados e as abordagens empregadas pelo artista. Dessa forma, lança luz sobre fatos, eventos, obras de sua autoria e investiga suas contribuições para os atuais parâmetros da arte no Brasil. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseia-se em uma revisão bibliográfica de diversas fontes, que revelou a sua participação ativa, pioneira, protagonista e criativa no referido movimento artístico e no cenário cultural estudado. Através da ironia e do humor, Leirner abordou de forma crítica temas sensíveis à sociedade brasileira, incluindo os modos e as interpretações sobre a arte, as influências estrangeiras na construção da identidade brasileira, o crescente consumismo, o novo cotidiano, a política, a ditadura militar e outros tópicos relacionados. O mesmo atuou ressignificando objetos do cotidiano e questionando os valores artísticos estabelecidos. Suas obras, marcadas pela apropriação de elementos da cultura popular, tornaram-se referências para as futuras gerações de artistas brasileiros. A análise da produção de Leirner revela sua importância como exímio representante da <em>Pop Art</em> no Brasil, contribuindo para a desconstrução de conceitos tradicionais sobre arte e para a construção de uma identidade artística mais autêntica e crítica. Seu legado continua a inspirar artistas e pesquisadores, evidenciando a relevância de aprofundar os estudos sobre sua obra e seu papel na história da arte brasileira.</p> Renner Willian Candido da Silva, Andressa Silva Domingos, Ana Paula Rodrigues Copyright (c) 2024 A MARgem - Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/76115 Tue, 24 Dec 2024 00:00:00 -0300 O desafio da implementação da Educação Integral em Tempo Integral nas escolas públicas https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/71658 <p>O presente artigo objetivou analisar a Educação Integral em Tempo Integral e levantou alguns possíveis problemas e dificuldades que emergem na tentativa da sua implementação e efetivação nas escolas públicas. Optou-se pela pesquisa bibliográfica, com a revisão da literatura. Os principais autores abordados são Miguel Arroyo (2012), Jaqueline Moll (2012), Rubem Alves (2005), Anísio Teixeira (1994), Darcy Ribeiro (1997) e também a BNCC. Observou-se a diferença entre Educação em Tempo Integral como modalidade de ensino e Educação Integral como uma reorientação pedagógica. Em uma breve análise histórica e contextual da educação considerou-se o cenário educacional tradicional tecnicista e de currículo fragmentado. Foram abordadas algumas medidas legislativas que visam à ampliação da oferta desta modalidade e reorienta a educação sob uma perspectiva holística do ser humano nas escolas públicas. Constatou-se que a Educação Integral em Tempo Integral se mostra como a melhor ferramenta para garantir uma educação transformadora e humanizante dos estudantes marginalizados. Contudo, entre o discurso e a ação surgem alguns problemas mascarados pela política bem-intencionada. Para uma implementação frutífera, os investimentos são altos e deve se considerar que não basta apenas a ampliação da carga horária; é preciso uma reformulação completa dos currículos.</p> <p> </p> Dâmaris Caroline Trindade, Sheyla Rocha, Isabella Albergaria, Tatiane Sena Copyright (c) 2024 A MARgem - Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/71658 Tue, 24 Dec 2024 00:00:00 -0300 O simbolismo em Peter Pan https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/75559 <p>O artigo propõe uma análise simbólica da obra Peter Pan, de James Mathew Barrie, sob a ótica da psicologia analítica de Carl Gustav Jung, com foco nos elementos arquetípicos presentes na narrativa. A partir do conceito de individuação, o texto explora como a fantasia desempenha um papel central no desenvolvimento psicológico da criança, ao proporcionar um espaço para confrontar suas frustrações, anseios e conflitos internos. A Terra do Nunca é apresentada como um cenário onde as leis da realidade são suspensas, permitindo à criança experimentar seus desejos e angústias inconscientes. Wendy, protagonista da história, assume o papel de uma figura em transição, confrontando questões simbólicas sobre a maturidade e o abandono da infância. A análise investiga as dúvidas implícitas no texto, como a resistência à evolução e ao cumprimento de papéis sociais adultos, como o de mãe e dona de casa. O artigo também examina a habilidade de Barrie em criar uma narrativa rica em simbologia, que possibilita ao leitor refletir sobre o significado da fantasia e seu impacto no imaginário infantil. Por meio de uma linguagem criativa e dinâmica, a obra <em>Peter Pan </em>propõe ao leitor um mergulho nas profundezas do inconsciente, em que as imagens arquetípicas e os símbolos permitem uma ressignificação da experiência humana.</p> Marco Tulio Cunha Vilela Copyright (c) 2024 A MARgem - Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/75559 Tue, 24 Dec 2024 00:00:00 -0300 A Filosofia como criação de conceitos em Gilles Deleuze https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/67475 <p>O presente artigo faz um recorte do pensamento de Gilles Deleuze, mostrando as compreensões sobre a filosofia, e a noção singular que este filósofo intuiu. Apresentamos a noção platônica de filosofia como admiração. Expomos a compreensão de filosofia como reflexão e crítica. E, por fim mostramos a noção de filosofia como comunicação. Estes três passos nos permitem notar a originalidade do pensamento deleuziano acerca do que é a filosofia. Mostra-se a criação de conceitos como atividade destinada a filosofia. Trata-se também das compreensões sobre o conceito. Passamos pela noção enciclopédica muito presente nos dicionários de filosofia; mostramos o conceito como atividade pedagógica e por fim, um tendência recente se associar o conceito a um produto do mercado ou mesmo marketing.&nbsp; O pensamento deleuziano se serve do conceito como atividade pedagógica que permite através da história da filosofia pensar e organizar os problemas que afetam um indivíduo. O conceito não se designa por definições, mas como forma de compor uma totalidade que é fragmentada, isto é, que tem bifurcações.</p> Vitor Almeida dos Santos Copyright (c) 2024 A MARgem - Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/67475 Tue, 24 Dec 2024 00:00:00 -0300 A Representatividade Feminina nos cordéis de Maria Ilza Bezerra https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/70837 <p>As mulheres são, cotidianamente, representadas de maneira estereotipada em produções culturais brasileiras, tais como telenovelas, canções, filmes e na literatura. Na literatura de cordel essa representação desvalorizada não é diferente. À vista disso, o seguinte trabalho possui como objetivo evidenciar a representatividade feminina nos cordéis <em>Maria das Tiras </em>(2019) e <em>Nísia Floresta – Entre Lutas e Controvérsias </em>(2022). As obras foram escritas pela professora, escritora e cordelista Maria Ilza Bezerra Sousa, autora piauiense que reside atualmente na cidade de Picos-PI. Elencamos os cordéis apresentados com o intuito de pôr em evidência temáticas com aspectos que se encontram fortemente presentes na atualidade. Além disso, ressaltamos que a cordelista utiliza a literatura de cordel como um ato de liberdade e resistência, lutando fortemente contra o preconceito enraizado ao longo do tempo. Em termos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se como análise de conteúdo e adota uma abordagem qualitativa. Para embasar o estudo, levamos em consideração os apontamentos de Jodelet (1989 <em>apud</em> Guareschi, 1996), Jodelet (2001), Moscovici (2004), Lessa (1983), Konder (2009), Silva e Souza (2006), Perrot (2007) e Paulo Freire (2003). Como resultados, constatamos que as problematizações acerca dos cordéis analisados refletem aspectos do preconceito machista e sexista impregnado na sociedade, que atinge toda a comunidade feminina, uma vez que não escolhe idade, nem cor, mas sim gênero. No entanto, as mulheres estão ampliando seus horizontes, destacando-se como símbolo constante de resistência.</p> Neyrivania Rodrigues, Suzany Sepúlvida Copyright (c) 2024 A MARgem - Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/70837 Tue, 24 Dec 2024 00:00:00 -0300 A semiótica do criador https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/72996 <p>O presente artigo tem por objetivo analisar a produção semiótica do criador nas personagens Mestre Kame, Kami-Sama e Senhor Kaioh em Dragon Ball Z (TORIYAMA, 1989). Com vistas a alcançar o objetivo deste artigo, segue-se o projeto metodológico-heurístico da semiótica arquetípica elaborado em por Soares (2020, 2021a, 2021b, 2023). Assim, em função da organização arquitetônica deste texto, três seções são subsequentemente delineadas. Uma primeira, A semiose (narrativa) do arquétipo de Mestre Kame, Kami-Sama e Senhor Kaioh, na qual descreve-se e interpreta-se a disposição semiótica de Mestre Kame, Kami-Sama e Senhor Kaioh à luz do funcionamento arquétipo do criador, consoante às quatro fases constituintes da narrativa (PLATÃO; FIORIN, 1993). A segunda, A semiótica das necessidades básicas dos criadores em Dragon Ball Z, na qual a relação entre os quatro pontos das necessidades básicas de constituição arquetípica (MARK; PEARSON, 2003) demonstra a narratividade semiótica de Mestre Kame, Kami-Sama e Senhor Kaioh. Decorrente da consecução do objetivo traçado, nas Considerações finais traça-se uma aferição das contribuições oriundas da investigação empreendida. Como um dos resultados obtidos, pode-se chamar atenção para o arquétipo do criador como desencadeador, no circuito no qual se encontra, da tomada de consciência de processos relevantes para o desenvolvimento de outros indivíduos ao seu redor.</p> Thiago Barbosa Soares Copyright (c) 2024 A MARgem - Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/72996 Tue, 24 Dec 2024 00:00:00 -0300 Redefinições e modulações da épica em Ysengrimus, de Nivardo de Gante https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/75372 <p align="justify">Neste artigo, estudamos a obra medieval chamada <em>Ysengrimus</em>, a qual foi definida como “épica animal” pelos críticos. Nesse sentido, <em>Ysengrimus</em> retoma tradições literárias originárias da Grécia antiga, por meio do uso de recursos típicos da épica (tema do enfrentamento, catálogos, estruturação textual de base narrativa etc.), ou que ultrapassam os limites mais tradicionais deste gênero. Essa “ultrapassagem” de barreiras começa já pelo fato de as principais personagens do poema não serem pessoas, mas animais: seu protagonista, assim, é Isengrim (o lobo-monge), o qual tem como inimigo, em suas aventuras, Reinardo, a raposa. A presença da representação moralmente inferior das personagens, ainda, aproxima <em>Ysengrimus</em> da tradição da épica burlesca, cujo texto inaugural é a <em>Batracomiomaquia</em> (por vezes atribuída a Homero). Além desses elementos centrais para a composição do poema épico, ainda notamos que pelo menos a fábula e a sátira deixam suas marcas parciais nos versos da obra. No primeiro caso, através da alegoria e da dicção moralizante; no tocante à sátira, pelas críticas sociais profundas, sobretudo em relação ao clero e à Igreja.</p> Bruno de Castro, Prof. Dr. Matheus Trevizam Copyright (c) 2024 A MARgem - Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/75372 Tue, 24 Dec 2024 00:00:00 -0300 Poesia e identidade negra em dois poema de Oliveira Silveira https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/76140 <p>Este artigo propõe a análise de dois poemas de Oliveira Silveira: “Encontrei minhas origens” e “Resgate (Década 60)”, presentes na obra <em>Roteiro dos tantãs</em>, publicada em 1981. Nosso intuito é investigar como o poeta elabora uma identidade negra nos poemas ao mesmo tempo que aborda a desconstrução de estereótipos seculares conferidos à negritude. Oliveira Silveira põe em perspectiva o protagonismo negro no encontro com a sua ancestralidade, além de tratar sobre o rompimento de estigmas ao substituir a marginalização do negro na sociedade pela urgência de garantir um lugar de fala. A partir de um olhar crítico dos poemas, consideramos que o poeta, importante porta-voz do Movimento Negro, sugere a elaboração da construção da identidade negra positiva. Para alcançar o objetivo proposto, o método usado será o bibliográfico, como aporte teórico nos basearemos em Munanga (2009; 2000), Nonoya (2020), Fanon (2008), dentre outros, além dos poemas que compõe o <em>corpus </em>deste estudo.</p> Welder Silva, Ana Érica Kühn Copyright (c) 2024 A MARgem - Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/76140 Tue, 24 Dec 2024 00:00:00 -0300 O fixo e o fluido em “Retrato de família”, de Carlos Drummond de Andrade https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/69932 <p>O poema “Retrato de família”, de Carlos Drummond de Andrade, condensa questões filosóficas acerca da mobilidade de todas as coisas, refletindo também sobre problemas relacionados à fotografia e à memória. A consciência da fluidez do universo em contraste com a suposta fixidez da imagem capturada pela câmera incomoda observador, o que será o assunto de suas reflexões. Constata-se que, na tradição ocidental, esse tem sido um tema constante da literatura e das ciências humanas. Este artigo faz uma análise cerrada do poema, correlacionando-o com reflexões de pensadores e estudiosos como Heráclito de Éfeso, Walter Benjamin, Rolland Barthes, Susan Sontag, Henri Bergson e Maurice Halbwachs, que trataram dos temas que o poeta brasileiro retoma e sintetiza.</p> Adriano de Paula Rabelo Copyright (c) 2024 A MARgem - Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/69932 Tue, 24 Dec 2024 00:00:00 -0300 Afinal, quem és tu Amazônia? https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/72764 <p>A história das formações socioeconômica e política da Amazônia foi concebida, a partir de um olhar externo a ela, desde o período da colonização. O ensaio tem, como objetivo, analisar o processo de formação histórica da Amazônia, bem como os conflitos socioambientais, resultantes do período de colonização na região. Observa-se que a natureza era vista como obstáculo ao progresso, à modernidade e ao desenvolvimento, aspecto que vinha acompanhado da construção de enunciados discursivos de sua dominação. A escravidão indígena resultou no etnocídio de várias etnias, fruto das condições de trabalho, da fome e das doenças, das quais esta população foi acometida, enquanto as imposições cultural e religiosa, trazidas pelas políticas pombalinas, tinham, como objetivo central, promover mudanças nos modos de vida dos indígenas, considerados incivilizados. Portanto, ao adotar uma única história para a Amazônia, desconsidera-se a pluralidade que compõe este território, a relação dos povos tradicionais com a natureza, a diversidade cultural e as distintas práxis, que geram territorialidades e que afetam minimamente a natureza, consequentemente é necessário pensar em políticas públicas para a Amazônia, a partir dos lugares de fala e dos pertencimentos dos povos que nela habitam.</p> Arleson Eduardo Monte Palma Lopes, Martha Luiza Costa Vieira Copyright (c) 2024 A MARgem - Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/72764 Tue, 24 Dec 2024 00:00:00 -0300 Verbalidade da crisálida que voou https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/73522 <p>Este poema mostra uma jornada vívida e rica em imaginação, retratando de forma poética a metamorfose da borboleta. As imagens e metáforas utilizadas criam uma atmosfera envolvente, levando o leitor a acompanhar cada estágio desse ciclo de transformação com interesse e contemplação. Este poema captura habilmente a jornada da borboleta, desde sua forma primordial até seu retorno ao casulo. A linguagem rica e as imagens vívidas pintam um quadro fascinante da da transformação, da felicidade, da beleza, da inconstância, da eferemidade da natureza e da renovação. A transição suave entre os estágios da transformação e o uso de termos como "polimorfismo", "mimetismo" e "aposematismo" adicionam profundidade ao poema, enquanto a repetição de certas palavras e imagens reforça sua coesão.</p> Prof. Marcelo Calderari Miguel Copyright (c) 2024 A MARgem - Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/73522 Tue, 24 Dec 2024 00:00:00 -0300 Tríade Poética https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/69917 <p>No "Soneto da Alegria", a mensagem de perseverança e amor constante mesmo diante da distância é transmitida de forma poética e inspiradora. O uso de metáforas, como o riso radiante e o amor eterno como céu, contribui para uma atmosfera de encanto.</p> <p>Já o "Soneto da Saudade" aborda a temática da saudade de forma melancólica e nostálgica. Os versos expressam a falta e o vazio deixados pela ausência, além de explorar a ironia e o desencontro entre as personagens. A escolha de palavras e as imagens criadas proporcionam uma sensação de perda e tristeza.</p> <p>No "Absurdo da Saudade em soneto", a abordagem da saudade é mais surreal e desconcertante. Os versos transmitem uma sensação de desvanecimento e ausência de sentido, revelando a natureza efêmera e ilusória da própria saudade.</p> marcelo calderari miguel Copyright (c) 2024 A MARgem - Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/69917 Tue, 24 Dec 2024 00:00:00 -0300 Mudanças vasculares https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/73829 <p>O poema "Mudanças Vasculares" é envolvente e cativante, convidando os leitores a refletir sobre a necessidade de mudança e transformação. Ele sugere a importância de buscar ambientes que nos acolham e nos confortem, enquanto nos encoraja a nos afastarmos do que nos causa desconforto. A vida é retratada como um caminho de incertezas, onde a estabilidade está na nossa capacidade de adaptação. O poema nos incentiva a agir quando nos sentimos desrespeitados ou negligenciados, encorajando-nos a buscar novos espaços onde possamos encontrar respeito, amor e cuidado. No final, ele nos lembra da necessidade de nos permitirmos evoluir e transformar, mesmo que isso signifique enfrentar desafios e sair da nossa zona de conforto.</p> Prof. Marcelo Calderari Miguel Copyright (c) 2024 A MARgem - Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/73829 Tue, 24 Dec 2024 00:00:00 -0300 Soneto das almas vampirescas https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/73840 San Thiago de Araújo Copyright (c) 2024 A MARgem - Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/73840 Tue, 24 Dec 2024 00:00:00 -0300 Da construção do mundo https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/76076 <p><span style="font-weight: 400;">As poesias retratam a construção do mundo . Ao envolvimento da realidade na condição de sujeito. Que possui como perspectiva o envolvimento do indivíduo na relação com o cotidiano circundante. Logo, esse processo possui afetações que proporcionam aspectos sensíveis ao sujeito. Assim, partimos das produções dos fenômenos na movimentação pertencente ao tempo presente.&nbsp;</span></p> Fábio Xavier Copyright (c) 2024 A MARgem - Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/76076 Tue, 24 Dec 2024 00:00:00 -0300